Por a 13 Abril 2020

Encantámo-nos pela forma, mas apaixonámo-nos pelo conteúdo. Conheça o atelier e a artista que deu vida a uma marca com assinatura portuguesa.

por Mafalda Galamas / fotos: Rita Teixeira

Há muito que a namorávamos. Temos acompanhado, com gosto, o seu crescimento e o alcance que a sua paixão pela arte tem conhecido. Os seus trabalhos são uma verdadeira inspiração mas desengane-se se pensa que começam com a ponta do pincel… iniciam bem antes, nos afetos! Pela arte, pelas pessoas e pelos clientes que a procuram.

Rita Teixeira, 38 anos, pintora e artista plástica, em discurso direto.

FORMAÇÃO

“Fiz o Curso de Pintura Decorativa,na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, e fui para Paris de seguida fazer uma especialização em Pintura Hiper Realista. Costumo dizer que sou Pintora Decorativa de Formação e artista plástica de coração.”

 

TENTO NA TINTA. O ATELIER.

“O atelier tem mais ou menos 14 anos e nasce de uma profunda vontade de dar extensão aquilo que somos internamente. A arte dá- nos essa possibilidade, essa liberdade.”


O NOME

Tento na Tinta porque existe um utensílio ,chamado Tento que utilizamos em pintura para apoiar a mão e não tremer quando estamos a fazer um trabalho de precisão. 

Tento na Tinta porque me dá sempre foco e sentido de visão.”

VIVER DA ARTE

“Desde que criei o atelier que trabalho a full time neste métier. Trabalho com muitos decoradores, arquitetos, designers ,o que acaba por ser ótimo porque os desafios são fantásticos,todos diferentes, consigo escalar o meu trabalho de uma forma muito simpática. Permite- me estar constantemente a inovar, aprender, é algo que adoro.”

ARTE NAS SUAS DIVERSOS FORMAS

“Hoje em dia tenho várias áreas de intervenção do meu trabalho que se cruzam com o verdadeiro ADN da marca. Faço imenso restauro de mobiliário, telas por encomenda, muita pintura decorativa em parede. Esta última foi a que me valeu uma experiência de 6 anos a pintar muitos metros de parede em Angola. Principalmente nas paredes dos jardins. Criando paisagens em pintura que lhe dessem profundidade.”

DIFERENCIADORA

“O que diferencia o meu trabalho é justamente a forma como me entrego a cada projecto. Tenho muita sorte de poder trabalhar naquilo que gosto verdadeiramente.

Trabalhar com o coração é uma arte que a cada trabalho somado vamos enchendo um bocadinho mais o depósito da nossa criatividade.”

INSPIRAÇÕES

“Inspiro-me nas pessoas,nos afetos, na empatia .É algo que gosto muito de fomentar com a pintura. Gostava muito que o Tento na Tinta fosse lembrado como um atelier criativo, ter a capacidade de recriar através da arte o quanto é bom vivermos em liberdade.”

TENTO NA TINTA HOME

“São acessórios para casa, peças decorativas que crio, onde o objetivo é ir buscar um bocadinho da nossa tradição,como a olaria, o artesanato, o crochet criando peças novas,adaptadas à identidade da marca. Agora tenho várias áreas de intervenção onde dedico o meu tempo e o meu coração.”

REALIZAÇÃO

“Gostava muito que o Tento na Tinta fosse lembrado como um atelier criativo, ter a capacidade de recriar através da arte o quanto é bom vivermos em liberdade. Era o que me deixaria mais realizada.

Porque no fim de tudo o que fica são sempre os afetos …”

MAIS INFORMAÇÕES

email:[email protected] / Instagram