Por a 23 Setembro 2019

Não são apenas um atelier de restauro, nem só um sitio onde se fazem “coisas com madeira”. Nós fomos visitá-los e são muito mais do que isso… Quer ficar para ver?

Vencedores de um prémio de empreendedorismo pela criação do atelier Encaixe, o Gonçalo e a Inês são concretizadores de ideias e cuidadores de memórias. O sonho de ambos materializou-se em 2015, inspirado pelo amor e dedicação à madeira, a matéria-prima protagonista de todas as histórias que o atelier tem para contar.

Deram cartas em diferentes áreas, da televisão à saúde, mas recentemente na sua lista de afazeres o que mais encontramos são, sobretudo trabalhos de restauro, embutidos, talha, cenografia, e uma linha de mobiliário feito à mão.

Dedicam-se de corpo e alma ao desenvolvimento de projetos que honrem o respeito pela natureza e a responsabilidade ambiental e social, incluindo a prática da reciclagem um pouco por tudo o que é canto.

O atelier que fizeram nascer, tem também uma linha de produtos criados como forma a dar continuidade à filosofia do Encaixe. Os produtos são naturais e na lista de clientes podemos encontrar o Museu da Assembleia da República, entre outras instituições do património português. Tudo é feito com calma, profissionalismo e um sentido de responsabilidade tal que assume o erro como parte integrante da vida, e essencial ao progresso.

As suas criações são batizadas com nomes de heróis e heroínas portuguesas…Viriato  foi o primeiro, e representa igualmente a vitória do artesanal versus o industrial.

Os seus produtos encontram-se à venda online, em diversas drogarias (em Portugal Continental e Açores) e na loja A Vida Portuguesa.

No que diz respeito ao mobiliário, tem um design único e feito manualmente no Atelier.

Mais sobre o trabalho e filosofia desta dupla que guarda na gaveta outros projetos especiais, fora do padrão e desafiantes… em:

Atelier Encaixe

Av. General Roçadas, nº34 A, Lisboa

T: 918 034 499 / 918 355 752

www.atelierencaixe.com

Créditos das fotografias: André Roma

0
Would love your thoughts, please comment.x