Por a 4 Outubro 2023

A artista portuguesa que é, desde 2014, embaixadora do programa Portugal Sou Eu, nomeada pelo Ministério da Economia, vive e trabalha em Lisboa e tem exposto um pouco por todo o mundo.

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Carolina Piteira estudou em Lisboa, na Faculdade de Belas Artes e em Londres, na University of East London, onde terminou o curso com distinção e recebeu o prémio de Limehouse Arts Foundation Studio, tendo sido considerada a melhor aluna do ano. Desde que terminou os seus estudos, a artista plástica já recebeu diversos prémios, incluindo o primeiro prémio da Signature Art Award em Londres.

Carolina tem exposto em diversas cidades em todo o mundo, representado Portugal em exposições individuais e coletivas a nível internacional, destacando-se entre elas as exposições individuais na Bienal de Veneza em 2019 e “Out of Time” na Central Tejo/Museu da Eletricidade em 2022. É, desde 2014, embaixadora do programa Portugal Sou Eu, nomeada pelo Ministério da Economia. Vive em Lisboa, cidade onde tem o seu ateliê (Chiado).

Ao longo dos últimos anos, Carolina tem dedicado o seu tempo à pintura, usando a técnica mista, com utilização de acrílico, óleo, pastel de óleo e colagens com materiais (tecido, papel, material orgânico) porque, como nos conta, “adiciona dimensão e complexidade à composição”.

É uma admiradora do trabalho de artistas como Bordallo II, Júlio Pomar, Paula Rego e, internacionalmente, Njideka Akunyili e Anselm Kiefer. Para ela, é importante “partilhar uma visão sobre o mundo atual, procurando encontrar ligações entre temas e pessoas no meu trabalho”. É dessa premissa que parte para o desenvolver da sua obra. Para ela, a arte “é a forma de comunicação mais abrangente e é importante que seja usada para passar mensagens válidas, não apenas pelo seu valor estético”.

Para breve adianta-nos estar a planear uma exposição no estrangeiro, para o próximo ano.

“Always look on the bright side of life!”, é o seu lema de vida. Olho vivo para esta artista, que temos vindo a acompanhar.

0
Would love your thoughts, please comment.x