Por a 31 Outubro 2023

Patricio Orlando, fotógrafo e marceneiro argentino, colabora atualmente com a PPMøbler, em Copenhaga, na produção de peças originais do designer Hans Wegner, além de fotografar os processos artesanais ali realizados.

 Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Educado em escolas bilingues em Buenos Aires, Patricio conta-nos que a sua infância foi passada entre histórias das viagens da família, visitando os lagos e florestas da Patagónia, e a eterna nostalgia do cheiro da lenha e da paisagem das montanhas.

“Do tempo passado na minha cidade natal, recordo a vida boémia com os meus pais, com as visitas a museus, teatros, cinemas e livrarias, onde mais tarde regressei para comprar vários livros de fotografia”. A sua primeira máquina fotográfica foi um presente do pai, que gostava de fotografia e das viagens ao sul dos Andes.

“Iniciei os meus estudos de fotografia operando com câmaras e revelações analógicas no escuro, antes das técnicas digitais, na procura de um estilo pessoal na Argentina”. Fez cursos e seminários de fotografia documental, fotografia de teatro e iluminação de estúdio em várias instituições de Buenos Aires. Em 2017, “iniciei uma viagem pessoal cheia de novas experiências, que incluiu a captação de imagens de paisagens urbanas, atmosferas e cenas naturais, juntamente com personagens da vida quotidiana nas ruas”.

Roma, Florença, Veneza, Capri, foram seguidas por outras capitais europeias, lugares de inspiração criativa para Patricio Orlando. “Os meus primeiros trabalhos com a madeira aconteceram na Austrália, o que me permitiu aprender técnicas de marcenaria italianas e japonesas com marceneiros em Veneza. Fiz móveis para designers, adegas, restaurantes de luxo e peças por encomenda, ganhando experiência nos processos de produção com faia, nogueira americana e inglesa, carvalho do Norte e europeu”.

A partir daí, nada mais seria igual. “Apercebi-me de que este era apenas o início de uma busca que me convidava a descobrir outros destinos, como a Dinamarca”. Rapidamente, os caminhos criativos – fotografia e marcenaria – cruzaram-se.

“Atualmente trabalho na PPMøbler em Copenhaga, produzindo peças originais do designer Hans Wegner e trabalhando as imagens captadas dos processos artesanais que aqui realizamos, o que me motivou a criar séries fotográficas sobre a diversidade das madeiras – carvalho, nogueira, wengué, bubinga”.

Ali, as peças são esculpidas à mão, “no meio dos aromas da madeira que acompanham as visitas de personalidades do mundo do design de todo o mundo à oficina, enriquecendo o nosso trabalho graças à troca de ideias, técnicas e processos”.

O wengue é especial para Patricio, porque “me faz lembrar visualmente os nativos de terras distantes. Rígido, resiste à cadência necessária para alcançar o equilíbrio no trabalho manual devido à diversidade do grão”. Uma mensagem para o mundo? “Trabalhar melhor todos os dias para adquirir conhecimento, liberdade expressiva e especializar-me em tudo o que me permita inovar e criar, com paixão e espírito livre, graças ao legado de design que recebemos, e continuar a melhorar para oferecer o melhor”.

Que o conhecimento e a experiência se encontrem ao serviço da criatividade, acompanhando aqueles que tornam a criação possível. “E que o futuro me veja a produzir, expressando-me em exposições dos meus trabalhos fotográficos e peças de inspiração artística”, são sonhos a realizar em breve.

0
Would love your thoughts, please comment.x