Por a 7 Abril 2020

Peças clássicas e intemporais? Vamos dar-lhes uma base contemporânea!

Fotografia: João Bessone

Em plena Lisboa, um apartamento com anos de história foi reabilitado e modernizado para se adaptar aos tempos de hoje.

Depois de uma intervenção de arquitetura, a designer Rita Roquette, foi a profissional escolhida para pegar neste projeto decorativo.

A ideia, era modernizar! Com base nas peças que os proprietários já tinham, em que muitas eram peças antigas de família, Rita teve que adapta-las aos espaços, combinando-as com peças mais modernas, e conjugar tudo com materiais e pormenores decorativos que se adequassem ao gosto do cliente.

‘’As exigências dos clientes foram adotar tudo o que já tinham e tentar dar um ar mais atual à decoração, projeto real correspondeu à realidade’’ assume a decoradora.

 Em termos decorativos não houve preocupação com as marcas, mas sim encontrar as peças certas para cada espaço e para cada função. E mesmo tendo uma série de marcas disponíveis no seu atelier em Lisboa, o essencial era encontrar a peça certa, dentro ou fora da sua marca.

No que toca a tecidos por exemplo, Rita optou pelos linhos, por serem versáteis, de boa qualidade e por serem transversais a épocas e estilos.

Na sala a decoração é feita pela conjugação de peças já existente com peças de design como é o caso das cadeiras em pele e madeira da Marie ‘O’Connor uma marca belga que prima pela qualidade e pelo design, da mesa de centro desenhada e feita à medida e dos tapetes de Kilim do Afeganistão, que são peças que completam e compõem o espaço, e acabam por quebrar o ambiente mais pesado que móveis de época possam dar.

Mesmo ao lado da sala de estar encontra-se a casa de jantar, provavelmente um dos espaços mais difíceis para a designer já que a cliente queria sentar catorze pessoas à mesa num espaço que tinha pouca luz direta e que era diretamente perto da entrada de casa. O desafio foi superado com um candeeiro marcante, uma composição de quadros antigos, uma consola de apoio e uma composição de livros e peças decorativas na estante que faz fronteira com a entrada.

Na zona dos quartos, a intervenção da designer foi completar o ambiente já intimista com um ou outro tecido ou peça de mobiliário que fizesse sentido.

Na suíte por exemplo, a manta de pés de cama da Elitís completa o ambiente neutro, conferindo ao espaço uma textura e cor diferente.

Veja aqui os detalhes: