Por a 12 Abril 2020

O arquiteto brasileiro responde-nos desde a sua casa a quatro perguntas em tempos de pandemia global.

Gabriel Guimarães, autor deste projeto no Litoral Norte da Baía, na praia de Itacimirim (Brasil), que aqui publicámos, responde-nos desde a sua casa, agora adaptada a escritório, a 4 perguntas em tempos de #covid-19.

De que forma a atual situação está a afetar o seu dia a dia? 
Estabelecer uma rotina é essencial. Como não tinha um espaço home office, transformei um canto da minha casa no meu lugar de trabalho.
Para os que se viram forçados a fazer o mesmo, que dicas dá?
Que o espaço escolhido seja bastante iluminado e ventilado, que traga um conforto que te ajude a produzir melhor. Além disso, como trabalho com horários pré-estabelecidos, com uma pausa para o almoço, consigo levar com mais tranquilidade e menos dificuldade emocional.


De que forma se ajustou à nova situação do confinamento em casa?
Estou trabalhando com base naquilo que já estava em andamento, já que com algumas medidas emergenciais as obras pararam e, com isso, o fluxo de trabalho diminuiu. Mas, por outro lado, o trabalho flui melhor porque são menos ligações e interferências externas, estou aprendendo a me reconectar sem tantas questões de fora, e isso tem me ajudado a produzir mais.
Além disso, é essencial que saibamos dividir o horário de trabalho com o horário livre. No horário livre entram as tarefas domésticas, sejam de limpeza ou de abastecer a dispensa. Eu mesmo, nas horas livres, estou arrumando a casa, o que dá uma sensação de alívio ao fazer essa energia circular e claro, também me distraio lendo ou maratonando as séries que estavam paradas.
Que conselhos dá aos leitores da Urbana nestes tempos difíceis e estranhos?
O conselho que eu posso dar é que você crie uma rotina dentro dessa nova rotina, de não poder sair de casa e criar atividades e rotinas que te tragam mais clareza do que angústia. Deixe a casa sempre limpa e cheirosa, é ela o nosso tempo, nosso lugar e nosso ponto de equilíbrio, cuide.

SOBRE GABRIEL MAGALHÃES

Apaixonado pela pureza estética e pela arquitetura como instrumento modificador da vida das pessoas, a carreira de arquiteto é uma fonte inesgotável de soluções para a sua curiosidade estética e o seu inventismo. Formado pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidad del Pais Vasco na Espanha, o arquiteto atua há 13 anos e os seus projetos valorizam a simplicidade formal e são elaborados com extrema atenção aos detalhes e acabamentos. Com o olhar sempre atento para as tendências, Gabriel também é professor da Escola Bahiana de Arte e Decoração, especialista em Arquitetura Sustentável, embaixador da Arauco na Bahia e acumula diversos prémios ao longo da sua trajetória profissional.”