Por a 29 Abril 2020

Muito mais do que uma mudança de rotinas, o ‘desperdicio zero’ representa uma filosofia de vida. Aqui ficam algumas sugestões por onde poderá começar.

Existe um conjunto de novos hábitos que podem ajudar a preservar o meio ambiente. As áreas de intervenção são imensas, e vão das casas e banho à cozinha. Descubra pequenas formas de começar a viver numa casa sem desperdício. Aqui ficam algumas ideias simples do que pode começar a pôr em prática a partir de… Agora!

Faça uma autoavaliação

Perceber se há (e qual é) o padrão de lixo que fazemos é um bom indício para perceber se existe forma de mudarmos algum tipo de comportamento. Como por exemplo, reparar se compra demasiadas embalagens de plástico? Ou, como são os seus hábitos de higiene? Deixa a água do duche a correr permanentemente? Fecha a torneira enquanto lava os dentes? Diagnosticar para atuar é, assim, um bom ponto de partida.

Inicie a compostagem do seu lixo

Sabia que um terço do lixo que produzimos é orgânico? Reduzir a quantidade do nosso lixo fazendo a respetiva compostagem passa por, por exemplo, ao cozinhar não deitar fora as cascas dos alimentos e outros resíduos biodegradáveis.

Dê um passo de cada vez

Encare isto como uma jornada, e não como um objetivo. Estabelecer ideais impossíveis de alcançar só aumenta o stress e a ansiedade. Pequenas mudanças trarão largos benefícios no futuro.

Compre a granel

As pequenas mercearias de bairro que tendencialmente promovem este tipo de serviço, têm conhecido um significativo crescimento nos últimos anos. Comprar a granel evita o desperdício. Muitas vezes, também coloca em contacto (mais) direto o produtor com o consumidor, estabelecendo-se, assim, a chamada win-win situation, onde todos ganham.

Planeie refeições

Planificar o que vai cozinhar evita a tentação de preparar refeições por impulso. Por vezes até, sem ter sequer a preocupação de priorizar os alimentos cujos prazos de validade estão mais avançados.

Diga não ao supérfulo

Porquê adquirir algo de que não necessita? A abordagem ‘desperdício zero’ passa, igualmente, pela tomada de consciência de sermos, ou não, consumistas. Fazer esse exercício pode ser benéfico a vários níveis… Da carteira ao ambiente.

Partilhe, partilhe e partilhe

Tente encontrar parceiros para a sua causa. Um familiar, um colega de trabalho… Não fique isolado nesta sua caminhada por uma consciência ecológica. As redes sociais também podem ajudar, a partilha, ou o simples esclarecimento de dúvidas, pode ser verdadeiramente motivador.

Produza os seus produtos domésticos

Menos nocivos, mais ecológicos e tão , ou mais eficazes, que os demais das prateleiras dos supermercados. Reutilizar recipientes e enchê-los com água, vinagre ou bicarbonato de sódio são algumas das opções mais conhecidas. Alguns dos produtos químicos que adquirimos nas grandes superfícies podem até ser prejudiciais para a saúde pelo simples facto de inalarmos o seu odor.

Reduza o seu guarda-roupa ao essencial

Acumularmos muito no guarda-roupa pode ser reflexo de um consumo maciço. Dê aquilo que já não usa a associações caso permaneçam o seu bom estado de conservação.

Recicle mobiliário

Em casa, os móveis também são bons pretextos para a adoção de novos hábitos ‘desperdício zero’. Tente olhar para o seu mobiliário, equacionando se faz sentido dar-lhes uma segunda vida. Tenha em consideração critérios de sustentabilidade (estilo atemporal, materiais duráveis etc.).

Apresente às crianças o ‘desperdício zero’

Como as crianças têm incríveis capacidades de mudança, poderão vir a surpreendê-lo com o seu nível de consciencialização ambiental.

0
Would love your thoughts, please comment.x