Por a 11 Agosto 2016

EAMES-06

 

Já ouviu falar nas cadeiras Charles Eames?

Claro que já, mas sabe quem é ‘’O’’ Charles Eames? E a Ray Eames sabe?

 

Charles e Ray Eames, são mundialmente conhecidos pelas suas contribuições inovadoras para arquitetura, design de mobiliário, design industrial e pela arte fotográfica.

Charles Eames nasceu em 1907, em St. Louis, Missouri e frequentou a escola local onde acabou por desenvolver um interesse pela engenharia e pela arquitetura, mais tarde acabou por ingressar, com uma bolsa de estudo, na Universidade de Washington em St. Louis. Após dois anos, Charles acabou por ser expulso, mas foi trabalhar com o grande arquiteto Frank Lloyd Wright. Em 1930, Charles abriu o seu próprio escritório de arquitetura e acabou por explorar algumas ideias que tinha sobre design gráfico e industrial.

Ray Eames Kaiser nasceu em 1912 em Sacramento, Califórnia. Ray estudou pintura com Hans Hofmann, em Nova York, antes de passar para Cranbrook Academy onde conheceu e aCharles-Eames-3-Art-Print-VIPH1345judou Charles e Eero Saarinen na preparação de projetos para o Museu de Competição Móveis Orgânica Arte Moderna, projetos esses que envolviam a moldagem de madeira compensada em curvas complexas.

Charles e Ray, tornaram-se um casal e casaram em 1941 e foi na Califórnia que encontraram a sua casa e onde continuaram o seu trabalho de design de mobiliário com madeira compensada de moldagem. Durante a Segunda Guerra Mundial foi-lhes encomendado, pela Marinha dos Estados Unidos, a produção de talas moldadas de madeira compensada, macas, entre outras coisas.

Em 1946, a empresa Evans Products começou a produzir mobiliário de madeira compensada dos Charles-Eames-kit-design-Eames e a sua cadeira de contraplacado moldado foi chamada de “a cadeira do século” pelo crítico de arquitetura influente Esther McCoy.

 

Assim que se tornaram famosos, a Herman Miller, Inc. tornou-se fabricante oficial, e ainda hoje são os representantes oficiais nos Estados Unidos, sendo a empresa Vitra International, os fabricantes e representantes destes móveis na Europa.

 

Em 1949, Charles e Ray projetaram e construiu sua própria casa, em Pacific Palisades, Califórnia, que faz parte do programa de estudos House Case promovido pela revista Arts & Architecture. A sua conceção e uso inovador de materiais fez desta casa uma meca para os arquitetos e designers de todo o mundo e ainda hoje é considerada uma das mais importantes residências pós-guerra em todo o mundo.

224_1_eames_design_the_jf_chen_collection_september_2015_charles_and_ray_eames_dkr_2__wright_auction 171_1_design_october_2014_charles_and_ray_eames_la_chaise__wright_auction 215_1_american_design_february_2015_charles_and_ray_eames_billy_wilder_chaise__wright_auction designteam

0
Would love your thoughts, please comment.x