Por a 8 Junho 2020

Uma filosofia que se estende ao modo como se vive. Procura tirar o máximo partido do presente, do aqui e do agora.

Fotografias: Matilda Kristofferson

Aliar o mindfull aos interiores tem mais a ver com a forma como se sente a casa do que com a forma que ela aparenta ou como isso é percebido de uma perspetiva exterior. Está mais relacionada com o foco como queremos que a casa fique para que a sintamos como ‘nossa’. Sentir em primeiro. Design e, segundo.

A forma como sentimos a casa pode ser verdadeiramente revelador em diferentes perspetivas, especialmente nos últimos meses pelo recente contexto ‘covid-19’ que nos obrigou a ficar em casa como nunca antes visto.

Existe neste conceito uma certa sintonia com o minimalismo, ou mais concretamente, com o conceito de ‘menos é mais’. Afinal, mais do que cheia ou bonita ela deve transmitir emoções!

Reunimos 10 premissas por onde pode começar se desejar ter uma decoração mindfulness. Mas diríamos que a regra número um é ser luminosa, isto é, deve deixar transparecer a luz natural em abundância, arejada e fluída, por oposição aos espaços escuros e sombrios. E, claro, deve começar logo desde a entrada, afinal… é o seu cartão de visita.

SALAS

Privilegie móveis confortáveis. Uma casa mindfullness assenta não apenas no conforto mas também na funcionalidade. A capacidade de mover o mobiliário e limpá-lo é determinante. Bonita mas pouco funcional não encaixa no perfil destes moradores.

QUARTOS

Um espaço de repouso e serenidade por excelência. Motivo pelo qual devem ser evitados todos os elementos que possam ser um obstáculo à função tão reparadora que é o sono. Televisão e outros aparelhos eletrónicos similares devem, por isso, ser evitados.

CASAS DE BANHO

É desejável que ultrapasse  os objetivos funcionais. A casa de banho faz parte dos nossos rituais diários, e por isso, deve transmitir paz e tranquilidade. Assim, deve oferecer conforto e uma certa atmosfera zen.

COZINHA

Cozinhar é também, pelo menos para alguns, um ato de prazer e uma cozinha mal organizada  é meio caminho para desmotivar. Tornar-se num ambiente convidativo para a família e amigos pode ser rejuvenescedor.

ESCRITÓRIO

Eficientes e funcionais, mas confortáveis. Sobretudo a cadeira, tendo em conta que será um elemento onde se prevê ficar sentado durante horas. Além desta, todos os restantes elementos devem ser fáceis de mover e de limpar.

ILUMINAÇÃO

Com exceção das zonas húmidas da casa por se tratarem de espaços de trabalho, a luz criará ambientes tanto mais harmoniosos quanto mais quente for a temperatura das lâmpadas. A luz branca é própria para a cozinha e, eventualmente, casa de banho, nas restantes divisões procure intensidades e níveis de iluminação diferenciados, com luz direta e indireta.

CORES

A decoração mindful começa com uma base limpa, de paredes brancas, e restantes cores neutras e suaves.

VEGETAÇÃO

Sempre que possível traga a natureza para dentro de casa. Plantas, flores ou simples ramos secos valorizam a decoração e adicionam agradáveis fragrâncias.

MATERIAIS

É recorrente vermos nestes ambientes mobiliários executados com materiais naturais (madeira, barro, cortiça), em detrimento de sintéticos e espelhados.

ORDEM E LIMPEZA

Casa sã, mente sã. Um espaço consciente começa na organização e limpeza. Já conhece o famoso método de Marie Kondo? Tudo o que não é essencial, só atrapalha!

0
Would love your thoughts, please comment.x