Por a 18 Maio 2020

É consultora KonMari e o seu grande projeto ‘ser.organizer’ está quase a ser lançado. Uma formação online que irá formar profissionais de organização mas com forte componente de atendimento, comunicação e empreendedorismo.

A Rafaela Garcez, 29 anos, nasceu no Funchal mas cresceu em Moçambique. Veio para Portugal em 2002, onde se formou em Design Cultural e Visual, e há pouco mais de três anos que vive apaixonada pela arte de ser consultora KonMari. Fomos conhecê-la melhor e perceber as novidades que está a preparar para (muito) breve.

O que é um personal organizer?

É o profissional de organização que oferece o serviço personal ao cliente para ajudá-lo a organizar a sua casa, com técnicas de organização, para que o mesmo possa ter uma rotina mais simples, uma casa organizada e que ganhe tempo e disponibilidade para viver.

Como nasceu esta atividade na sua vida?

Foi em 2017, quando passava por um momento de mudança interior na minha vida e percebi que era o momento certo para começar um projecto pessoal. Sempre adorei organizar, mas nunca me tinha passado pela cabeça que era uma actividade profissional existente, até que fiz uma breve pesquisa online e percebi que era possível. Lembro-me perfeitamente da sensação de concretização, esperança e propósito que senti. Percebi de imediato, que era o caminho a seguir. Despedi-me da empresa onde trabalhava e comecei a minha viagem no mundo da organização profissional.

Mas a sua formação não era esta… Como se deu a mudança?

Sempre tive paixão pela funcionalidade e optimização dos espaços. Estudei na António Arroio e segui a área do design porque era a formação académica que estava mais alinhada com o que eu gostava de fazer. O meu primeiro estágio foi na Time Out São Paulo no Brasil, onde fiz um ano de intercâmbio e até iniciar com a organização profissional, trabalhei na Páginas Amarelas e depois na Cushman & Wakefield em Portugal, onde desenvolvi competências que me são preciosas até hoje.

Porquê esta paixão pela organização?

Organizar para mim é terapêutico. Se estiver a viver uma fase de mudança, um momento mais negativo ou mais caótico emocionalmente, tenho automaticamente vontade de organizar a minha casa, questionar tudo o que quero manter na minha vida e repensar em novas formas de organizar o meu espaço, faz-me sentir em controlo da minha vida e desligar do mundo, confesso. Ao aperceber-me que era tão transformador para mim, quis partilhá-lo com o mundo e ajudar outras pessoas a fazê-lo para que sentissem essa transformação positiva na vida. É uma bênção em todos os sentidos. Fazer o que adoro e ainda ajudar as pessoas a organizarem a sua casa, não é trabalho, é amor. O meu foco é sempre compreender os motivos da desorganização, que na maior parte das vezes são emocionais, relacionados com o apego e a aceitação.

Como foi conhecer a Marie Kondo?

Foi muito emocionante. A Marie Kondo é a referência na organização para mim. Os livros dela foram os primeiros sobre organização que li, que me deram o sentimento de esperança para seguir este caminho. Além do sentimento de concretização – ser consultora KonMari – estar no mesmo espaço que a Marie Kondo é uma experiência. É um ser pequeno e sereno, mas com uma energia e um poder gigante. Sempre a sorrir e com uma forma de estar leve e sensível. Estar em contacto com ela e saber tudo o que construiu e tudo o que representa é um momento inesquecível.

Para quem não saiba de quem estamos a falar, o que defende o método criado por Marie Kondo?

KonMari™ é o método de organização criado pela guru japonesa de organização, Marie Kondo, que defende a valorização do espaço onde vivemos e dos itens que nos fazem felizes através da organização.

É essencialmente, um processo de auto-descoberta verdadeiramente profunda. Consiste em pegar cada um dos objectos que possuímos, senti-lo nas nossas mãos e perguntar se ele ainda tem um lugar na nossa vida no presente. O método apresentado nos livros “Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida”e “Alegria!”, best-sellers da The New York Times, como também na série de sucesso da Netflix, A Magia da Arrumação com Marie Kondo.

E em que consiste o novo curso que está a preparar?

O grande projecto de 2020 é o lançamento do programa ser.organizer, que é o curso online que forma profissionais de organização profissional a dar os primeiros passos nesta área, com uma forte componente de atendimento, comunicação e empreendedorismo. O programa vai ensinar os alunos a encontrar a sua marca pessoal, fundamental para se destacarem no mercado, saberem quem é o seu público para comunicarem com eficazmente, com confiança, os seus serviços e criarem um negócio sustentável.

O que a deixaria (ainda) mais realizada?

Criar uma academia de organização.

Contactos Úteis:

Programa: www.rafaelagarcez.pt/programa

website: https://www.rafaelagarcez.pt/

instagram: https://www.instagram.com/rafaelagarcez/

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