Por a 11 Janeiro 2022

Sabia que é possível melhorar a qualidade de vida através da Organização? E que através de técnicas simples e dicas práticas é possível aplicar a Organização como uma ferramenta com foco na saúde e bem-estar? Susete Lourenço deixa-nos 6 dicas para começar a organizar a sua casa, hoje!

Susete Lourenço nunca gostou de ver espaços desarrumados e a organização sempre fez parte da sua vida. Talvez por isso, o destino levou-a para a área da organização de documentação, onde trabalhou durante 24 anos. Contudo, um burnout afastou-a do ambiente de trabalho durante 4 meses e a paragem forçada fez com que percebesse que o seu propósito de vida já não era aquele. Em Agosto de 2017 tomou a decisão de se despedir e concluiu que o que queria fazer era ajudar pessoas a serem mais felizes, através da Organização. Em Março de 2018 criou a Home Optimizer, uma empresa de consultadoria na área da Organização. Pelo caminho fez formações várias e complementares e, escreveu um livro. “Casa Organizada, Vida Feliz” – um guia prático de sugestões para transformar a casa num espaço de felicidade.

Em entrevista à Urbana, conta o que é isto da Organização, quais os seus benefícios e tendências e deixa 6 dicas importantes para começar a organizar a sua casa, hoje!

Urbana: O que é uma Home Optimizer?

Susete Lourenço: A Home Optimizer, trabalha na área da Organização de forma a encontrar soluções criativas para simplificar a vida, através da organização e otimização de espaços, de documentos e rotinas.

Porque devemos investir na organização da casa?

Porque a casa é (ou deve ser) um local especial. É aqui que descansamos, regeneramos o nosso corpo. Uma casa organizada permite-nos descansar do mundo complexo onde vivemos, aumentando a nossa qualidade de vida, traduzindo-se em bem-estar e felicidade. Permite ainda uma gestão de recursos, poupando tempo e dinheiro.

Pode-se falar em tendências na Organização? Quais são elas?

A forma como vivemos nas nossas casas mudou com a pandemia, por exemplo. Hoje, as casas passaram a ter um papel mais relevante do que tinham anteriormente. Para a maioria das pessoas era apenas um teto e um lugar de descanso. Hoje procuramos outros aspetos neste espaço. Queremos que sejam mais confortáveis e que sirvam vários propósitos: um home Office, um ginásio, um cinema, etc.

A entrada da casa era um espaço pouco relevante para a maioria das pessoas. Hoje em dia, passou a ter uma importância maior porque é aqui que as passaram a deixar os sapatos da rua, a ter uma zona para colocar as máscaras que usamos e muitas ainda possuem um frasco de álcool gel.

A tendência na organização é o resultado das necessidades que passámos a ter, dadas as novas circunstâncias e a Organização deve acompanhar todas estas transformações de forma a facilitar a vida.

Organização não é decoração. Mas há quem confunda? Ajude-nos a distingui-las.

Sim, é verdade muitas pessoas confundem decoração com organização e também limpeza com organização.

O objetivo da Organização é melhorar a vida de quem habita a casa, criando ou aumentando a funcionalidade da vivência no espaço, economizando tempo e dinheiro, aumentando a qualidade de vida dos habitantes, além de outros aspetos.

Na Organização, a beleza é uma consequência e não o objetivo. Claro, se for possível fazer tudo isto e deixar bonito é ótimo!

Existem ideias ou técnicas de Organização para preparar a casa para as várias estações? Quais as relacionadas com o Inverno?

Sim, existem técnicas para a organização da casa em função da estação do ano. Partilho algumas ideias para terem um inverno tranquilo, organizado e confortável:

Organizar a entrada da casa – Preparar a entrada da casa para o inverno. Opções para guardar os chapéus de chuva, os casacos e sapatos de inverno;

Organizar o armário da roupa pessoal e o calçado – Aproveitar esta altura do ano para reorganizar o armário e as gavetas de forma a otimizar e rentabilizar a sua roupa e calçado, no dia-a-dia.

Alimentação – Reveja os seus chás. Nesta altura do ano sabe muito bem uma boa chávena de chá, quentinho, para manter a sua temperatura corporal, nos dias frios. Prepare os menus de inverno para incluir pratos de “conforto” que irão satisfazer o seu corpo e repor a energia necessária.

Decoração da casa – Coloque mantas e almofadas apelativos. As velas são uma excelente opção não só podem oferecer um cheiro agradável à casa, como também trazem um calor adicional. Os tapetes também são um excelente elemento para tornar o ambiente mais aconchegante e caloroso. Seja de pelo curto ou longo, esta peça é ótima para decorar e ajudar a tornar os quartos e salas mais agradáveis.

Quando a procuram, quais os espaços da casa que mais querem organizar?

As zonas da casa onde é mais solicitada a nossa ajuda na Organização são a Cozinha e Despensa, o Quarto essencialmente na organização da roupa e calçado, e as Arrecadações e Sótãos.

Deixe-nos dicas importantes para ajudar as nossas leitoras a Organizar a sua casa.

1 – Defina o local de cada coisa, quando cada coisa tem um lugar determinado a organização é simplificada. O necessário para manter a casa sempre em ordem é respeitar os locais definidos e manter tudo onde deveria estar.

2 – Guarde os objetos logo após o uso, esta dica vai de encontro com a dica nº1: depois de usar, guarde as coisas no lugar. Essa lógica é simples, mas nem sempre é fácil de seguir todos os dias. Porém, com disciplina sua casa nunca vai ficar desorganizada!

3 – Organizar a Cozinha e a Despensa, de forma funcional, ajuda-nos a rentabilizar o espaço, a preparar alimentos nutritivos e ainda a poupar nas compras no supermercado;

4 – Fazer uma lista das compras, permite ir apenas quando realmente necessita poupando tempo, comprar apenas o que não possui poupando espaço, aproveitar as promoções, poupando dinheiro;

5 – Fazer um planeamento das refeições semanais, que lhe permitirá adiantar algumas refeições para durante a semana e ajuda ainda variar nos nutrientes que consome;

6 – Investir na organização do armário da roupa de forma a evitar a famosa frase: “Não tenho nada para vestir”. Irá destralhar o que não precisa e utilizar mais vezes toda a roupa que possui, variando mais as peças que usa.

0
Would love your thoughts, please comment.x