Por a 30 Abril 2020

Ou deveríamos dizer: “Histórias de livros que se transformam em quartos?”. Descobrimos a livraria mais incrível e divertida para crianças. A sua decoração é fabulosa e inspirada nos livros que vende. 

Fotografias: Sherry Petersik

Se procura ideias divertidas para decorar o quarto do(s) seu(s) filho(s) este post é para si. A livraria The Story Shop fica em Monroe, na Geórgia, nos Estados Unidos da América e, tal como os próprios dizem, é “uma livraria extravagante dedicada à criança que há em todos nós, um lugar onde as histórias e a imaginação ganham vida”.

Traços e detalhes de uma estante de livros antiga, com direito a escadas e coleção de globos terrestres. Caso tenha uma parede disponível este é um ambiente para começar a mostrar-lhes a importância e magia dos livros. E a televisão antiga, “escondida” debaixo da mesinha de apoio, onde podemos ler a giz branco “Leia em vez disto”? Adorámos.

O letreiro de madeira deixa antever algumas das aventuras que os pequenos clientes que por aqui passam, podem viver. A saltar de cada seta está a promessa para trilhos que vão dar à Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl, ou à residência londrina de detetive Sherlock Holmes, na 221B Baker Street, para citar apenas alguns exemplos.

Por falar em livros mágicos que estão no nosso imaginário… Um dos ambientes mais criativos da loja é este armário encostado à parede. Tem uma passagem secreta, digna de As Crónicas de Nárnia, do escritor britânico  C.S. Lewis. How cool is that? Já para não falar do papel de parede Wild da Chasing paper aqui conjugado com divertidas cabeças de animais coloridos de tons alegres com chapéus, óculos e bigodes! Contrastam com o fundo neutro do papel. Uma sugestão particularmente adequada para bebés. 

Mas, afinal, e o que estará por detrás do guarda-roupa? Serão leões? Bruxas? Tesouros? Na verdade, nesta loja, a ‘travessia’  leva a uma baleia. Ora veja.

Verdade, a baleia é a protagonista da sala contígua dedicada à leitura de histórias. Os tapetes enormes em tom de rosa servem para que os pequenos se sentem enquanto viajam, por breves minutos, a mundos de fantasia.

Cada ambiente tem uma história para contar, cada detalhe remete para uma alusão. Da sombra do Peter Pan à pequena porta redonda com orifícios inspirada no Hobbit. Naturalmente que a icónica personagem criada por  J. R. R. Tolkien, não poderia faltar!

Muito embora a tentação para entrar seja grande, antes não deixamos de reparar na parede do fundo, com tijolo aparente pintado de branco. Também aqui pairam inúmeras borboletas em origami junto à girafa.

Mas acima de tudo (embora não pareça) isto é uma loja! E claro que os seus artigos teriam de estar expostos de uma forma original, como as cadeiras coloridas pregadas à parede.

E os livros pendurados com cordas?

Nem as rosas de papel gigantes da rainha de Alice no País das maravilhas, de Lewis Carrol, foram esquecidas.

Um lugar que proporciona não uma, mas várias viagens inesquecíveis!

0
Would love your thoughts, please comment.x