Por a 1 Novembro 2023

Reabilitações no centro da cidade, soluções para poucos metros quadrados, casas cheias de personalidade e clássicos que nunca saem de moda. Estas foram as casas preferidas dos leitores do website da Urbana, durante o mês de outubro.

Este mês as casas de cidade foram as preferidas dos nossos leitores, que se dividiram entre as reabilitações, as com soluções para poucos metros quadrados, as mais clássicas e até as que adoptam a filosofia do upcycling. Houve um pouco de tudo nas preferências de outubro. Se ainda não teve oportunidade de ver estas casas, aproveite agora.

Recomeçar aos 80, em 30m2

Esta é a história de Dolores, uma senhora que aos 80 anos decidiu mudar de um apartamento duplex com piscina, para um pequeno loft de 30m2. A principal razão: por ser mais prático. Conheça a história e o projeto, assinado por Richard de Mattos.

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

A casa da designer Bianca Notari

© Denilson Machado e Brunella Costa

A designer de interiores Bianca Notari, abre as portas da sua casa de dois pisos, com uma área total construída de 705m2, e inserida num lote de terreno com 3.300m2, em Pinecrest, nos arredores de Miami, EUA.

Veja mais imagens desta casa aqui.

O apartamento de Sandra Nascimento, fundadora da SAL Concept Store

“Não tenho a certeza se fui eu que escolhi este apartamento ou se foi ele que me escolheu a mim”, começa por nos contar Sandra Nascimento, a fundadora da SAL Concept Store e “mulher dos sete-ofícios”, como faz questão de acrescentar, com um sorriso aberto.

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Boas soluções

© Ricardo Junqueira

Um projeto de Rita Roquette Interiores para uma casa de 180m2 onde o terraço, preparado para receber vários momentos, atenua a sua situação, a três metros abaixo do nível da rua. 

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Regresso aos clássicos

© José Manuel Ferrão

Localizada no Estoril, esta casa de família, construída de raiz, teve a intervenção do gabinete Lavradio Design, de Celma e Carolina, exibindo interiores onde o clássico combina com o contemporâneo, num casamento bem sucedido.  

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Observatório

© Ana Paula Carvalho

A reconversão da fábrica Pinhol, edifício industrial do século XIX, deu lugar a um empreendimento residencial, em linha com aquela linguagem fabril, segundo projeto do arquiteto Manuel Aires Mateus. Este é um dos apartamentos do Cais 24, em plena 24 de Julho.  

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Upcycling

© Catherine Scoffoni

O designer de interiores Mikel Irastorza assina o projeto de interiores desta casa em Berlim, inspirada na filosofia do upcycling. 

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Minimalismo em cores quentes

© Evelyn Muller

Longe vai o tempo em que o estilo minimalista era apontado como frio e impessoal, e que se traduzia em espaços brancos e despojados de objetos e referências. Neste apartamento, as linhas retas e a despretensão estão implícitos, mas as cores são as que aquecem e que conferem aconchego aos ambientes. Um projeto do escritório Sala2 Arquitetura.

Veja mais imagens deste projeto aqui.

Reabilitação nas Amoreiras

© Francisco Nogueira

Localizado no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, um edifício em avançado estado de degradação ganhou nova vida. O projeto de arquitetura, assinado pelo gabinete Pedro Carrilho Arquitetos, optou por uma abordagem contemporânea, com referências à época original. Os interiores são da Maison Amarande.

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Viver de novo Cascais

© José Manuel Ferrão

Rita Castelo Creative Interior Design assina o projeto de remodelação desta casa dos anos 50, com uma planta muito compartimentada e carente de luz natural, sem se desviar do programa, tendo em vista a promoção da fluidez dos espaços e uma iluminação mais abrangente. 

0
Would love your thoughts, please comment.x