Por a 12 Outubro 2023

Localizada no Estoril, esta casa de família, construída de raiz, teve a intervenção do gabinete Lavradio Design, de Celma e Carolina, exibindo interiores onde o clássico combina com o contemporâneo, num casamento bem sucedido.  

Projeto: Lavradio Design / Fotografias: José Manuel Ferrão / Produção: Amparo Santa-Clara / Texto: Isabel Figueiredo 

Para uma família alargada é necessária uma casa com espaço de sobra. É o caso desta moradia, no Estoril, onde os cerca de mil metros quadrados de área alojam, além dos seis quartos, vários espaços funcionais e de lazer e o bonito jardim. 

Construída de raiz há cerca de 15 anos para um casal e os seus quatro filhos, já crescidos, e renovada há dois anos pelo estúdio de design e arquitetura de interiores Lavradio Design, segundo o briefing dos novos proprietários, a residência exibe atualmente áreas separadas, de trabalho e convívio, além das zonas de dormir, bem como toda a privacidade desejada, sobretudo quando se trabalha em casa. 

“Era desejado conseguir um resultado que atendesse a todas as necessidades de cada membro desta família”, contam-nos. Sobretudo, que a sua morada combinasse aspetos funcionais, sem detrimento do conforto e de uma certa atmosfera mais despojada, ‘clean’, pondo em diálogo peças de mobiliário antigas, algumas delas herdadas ou adquiridas em leilões, obras de artistas portugueses, com outras contemporâneas. “Era ainda importante que as áreas sociais conseguissem albergar no mínimo 14 pessoas”, acrescentam. 

Integrados na remodelação, incluem-se o novo projeto de iluminação, adaptado ao espaço, os móveis da cozinha, em dois tons, o papel de parede aplicado nas paredes dos quartos, bem como o mobiliário feito à medida para estes, onde se incluem as estantes, bancos, cabeceiras de cama, mesas de cabeceira e secretárias, além de espaços como o ginásio e o balneário. 

“As áreas sociais estão hoje separadas, havendo uma principal e uma outra, secundária, destinada aos filhos, e ambas têm saídas diretas para o jardim”, o que facilita a comunicação com o espaço exterior e promove uma certa independência, também ela desejada. Aos espaços de convívio e cultura, somam-se o escritório, equipado com duas secretárias, a sala de televisão, unida à sala principal, que comunica, por sua vez, com a casa de jantar, totalizando três salas, destinadas para o piso zero. No piso superior, arrumam-se o quarto principal, com zona de sofás, dois closets e duas casas de banho, além dos restantes quartos. A ‘master suite’ tira partido, orgulhosamente, de um duplo pé direito e da vista para o mar, o que a beneficia ainda da generosa luz natural, muito bonita, que banha e realça o teto de madeira branco e as cores suaves escolhidas para as paredes e o chão. 

Grande e convidativa, mas ao mesmo tempo serena e elegante, a casa, aberta ao jardim e ao mar, exibe pés direitos altos, janelas amplas e tetos trabalhados, elementos que coexistem com a elegante seleção de peças e acessórios, bem como com a escolha inteligente de texturas e revestimentos. Viver junto à costa, numa das zonas mais privilegiadas do país, remata o ambiente de charme deste projeto onde a tónica clássica sobressai, num bom casamento com o contemporâneo. 

0
Would love your thoughts, please comment.x