Por a 16 Maio 2023

Nesta moradia, desenhada à medida e decorada pela proprietária, a luz natural é convidada de honra. Num ambiente eclético emoldurado pelo verde do exterior, a casa convida a ser vivida, sem pressas e aproveitando cada detalhe.

Fotografia: José Manuel Ferrão / Texto: Isabel Figueiredo / Produção: Amparo Santa-Clara

Com projeto de arquitetura de Bruno Miguel Marques e interiores da proprietária, esta casa foi desenhada à medida da família e a sua atmosfera passa um estilo sofisticado e tranquilo. Dividida em três níveis, com cerca de 600m2 de área útil a que se juntam os 800m2 de jardim, a residência respira um charme muito especial, rica em espaços amplos, iluminados naturalmente por via dos grandes planos envidraçados e pela escolha ponderada dos materiais e das peças que a preenchem – também eles da responsabilidade de quem ali habita.

Como tal, esta dose generosa de luz e a vista reconfortante do jardim são fatores preponderantes para uma experiência de vida calma e envolta num glamour especial, contribuindo para as grandes valências da moradia.

“Toda a decoração é simples, mas confortável, pensada ao detalhe, ideal para uma vida familiar descontraída”. A sua base clara constitui a melhor tela para acolher todas as peças eleitas, das salas aos quartos. E esta suavidade, que é ainda reforçada pela iluminação do dia e que entra  pelo espaço interior através das grandes portas de correr envidraçadas, é apenas filtrada pelas cortinas brancas.

Lá fora, a mancha de verde a piscina convidam a sair para o espaço exterior. Em frente à sala de estar, o terraço, equipado com ‘daybeds’, sofá poltronas e mesas de apoio funciona como uma continuação daquele espaço social e convida ao sossego, mas também à partilha dos bons momentos.

Aqui e ali, são várias as peças de design e de mobiliário que se destacam no chão claro, da Porcelanosa. São bons exemplos disso a mesa de carbono e as cadeiras Platner Collection, da Knoll, desenho de Warren Platner e pela primeira vez vistas na marca nos anos 60, ou o grande espelho com moldura dourada – a única peça que transitou de outras moradas –, tudo observado na sala de jantar; mas também a ‘daybed’ Barcelona, peça icónica de Mies van der Rohe para a Knoll, e os tapetes feitos por medida, da In Loco, para referir algumas.

“Aquele espelho é a única peça que me acompanha em cada mudança de casa, porque, de um modo geral, quem compra as casas onde já vivi também quer comprar a decoração, mas a peça foi uma oferta da minha mãe e como tal não faz parte da equação”, revela-nos a dona da casa, num tom divertido. 

Ao chão da Porcelanosa juntam-se as torneiras de marca portuguesa, na cozinha. Nas casas de banho, a opção foi para os revestimentos cerâmicos, nomeadamente o mármore Carrara, que beneficia, também ele da profusa quantidade de iluminação natural, sobretudo na casa-de-banho da suite principal – “Posso estar a tomar banho e a apanhar sol, é um privilégio!”, confessa. “Toda a casa tem muito vidro, e essa solução foi pensada para aproveitarmos a natureza que a envolve, sem grandes barreiras”, pontua.

0
Would love your thoughts, please comment.x