Por a 23 Maio 2023

O Atelier Catherine Cabral Design & Interiors assina o projeto desta casa de férias em Vilamoura que abraça todos os que nela se reúnem, durante diferentes alturas do ano, família e seus convidados.

Design de interiores: Atelier Catherine Cabral Design & Interiors / Fotografia: Teresa Aires / Texto: Isabel Figueiredo

Dividida em hall de entrada, lavabo social, uma grande sala com várias áreas, casa de jantar, cozinha com espaço de refeições, hall central de acesso aos quartos e, lá fora, piscina, garagem e zona de serviços, esta residência de férias tem uma localização privilegiada e foi pensada para a todos acolher com o máximo de conforto.

Ao ateliê Catherine Cabral foi pedido precisamente isso: conforto, a ligação com a envolvente e aquele que constituiu o grande desafio, uma remodelação que não se estendesse para além de dois meses. “O grande desafio foi o tempo. Os donos da casa queriam-na pronta em dois meses, com o mínimo de obras possíveis, e foi isso que conseguimos. Modernizámos o espaço, de acordo com o conforto e os requisitos atuais, privilegiámos a relação e a fluidez que existe entre o interior e o exterior e criámos várias zonas diferenciadas multi-funções”, descrevem-nos.

Tendo por base estes requisitos, a casa recebeu uma pintura integral e o chão foi inteiramente removido e substituído. Não mais do que isto. De resto, “tudo foi mantido como original. Por si só, a localização já é um predicado. A residência está situada numa zona de prestígio, em Vilamoura, inserida num terreno de grandes dimensões, e beneficia de muita privacidade, rodeada por árvores e verdes. Por seu turno, dizem-nos, toda a “distribuição da casa é muito bem pensada e as suas divisões, além de serem amplas e luminosas, usufruem do acesso ao exterior, através de varandas e de pequenos terraços privativos”.

Para este projeto de modernização foram beneficiados os materiais naturais, a pedra existente da arquitetura original, que se manteve, a madeira e os tons naturais. “A escolha dos tecidos assenta num jogo de texturas, revestindo peças feitas à medida”. 

Grande parte das que aqui vemos foram desenhadas pelo ateliê especificamente para este projeto, uma característica do estúdio de design de interiores. Principalmente, as peças de estofo, como cadeirões, banquetas, sofás, cabeceiras de cama e grande parte dos móveis de apoio, como mesas e colunas. “É assim que conseguimos manter uma coerência de estilo, formas, dimensões e tons, por forma a garantir a exclusividade do projeto”.

Ao longo de todas as divisões, foi assegurada uma coerência conceptual, marcada pelos tons neutros com apontamentos de cores fortes e/ou preto, e pela utilização do mesmo tipo de materiais naturais. “Destacamos, neste contexto, os painéis decorativos que imprimem profundidade aos espaços, os papéis com textura e motivos tribais da Élitis, os tecidos naturais da Pierre Frey”, prosseguem, na sua descrição.

A sala, que usufrui de um layout que acentua a sua dimensão e fluidez generosas, é hoje o espaço da casa mais frequentado e o preferido da família. Na mesma divisão, podemos encontrar duas boas áreas de estar e uma zona destinada às refeições, interligadas, permitindo um convívio constante. “Além disso”, sublinham, “existe um acesso direto à piscina pelo interior da casa, bem como outro para o jardim, o que permite uma interligação natural entre os dois espaços mais importantes da casa”.

O espaço exterior já existia. O ateliê preocupou-se em criar diferentes áreas: uma de refeições, equipada com duas grandes mesas e duas consolas da Gandiablasco, e outras, diferentes, de estar e de relaxamento, com o recurso à utilização de camas com redes e a criação de recantos exteriores junto aos quartos para trabalho, estudo ou relaxamento. Da mesma forma, “o atelier também interveio na iluminação exterior da casa e do jardim, na alteração da cor da casa, bem como em toda a zona da pérgola de refeições, que foi alvo de alterações”.

0
Would love your thoughts, please comment.x