Por a 28 Janeiro 2021

Uma joia no meio do verde selvagem da Sardenha, a poucos passos do mar e das praias, a bela Villa M foi alvo de renovação, interior e exterior, e de duas pequenas adições, destacando assim a beleza do lugar.

Arquitetura: Reload / Fotografia: Cedric Dasesson ‍ / segundo a memória descritiva

A intervenção envolveu tanto o interior como o exterior, além da construção de duas pequenas extensões, uma no edifício principal e outra no pequeno anexo.

O principal objetivo? Dar o maior destaque possível à beleza do lugar, da paisagem, da natureza e dos materiais locais, tão predominantes, que não deixaram alternativa senão a simplicidade e pureza nas formas e linhas.

Percorrendo o caminho, chega-se à entrada onde encontramos o portão de aço corten, simples e homogéneo, incrustado no muro de pedra local. Somos então recebidos por um tapete de mosaico que nos dá as boas-vindas à casa; uma casa que, dado o clima ameno desta região, não conhece fronteiras entre o interior e o exterior.

Escondido pelas folhas verdes de um hibisco gigante, encontramos um duche exterior.

Prosseguindo um pouco mais, chegamos a um pequeno largo, coração de toda a propriedade e daqui podemos finalmente ter uma ideia do desenvolvimento de todo o projeto: de um lado o acesso ao anexo dos hóspedes e do outro a escadaria.

O acesso à casa principal e ao jardim mediterrânico é também o primeiro ponto onde finalmente podemos avistar o mar e a piscina. Galgando a escadaria de pedra com corrimão de ferro ondulado, descemos ao jardim principal em frente à casa. Aqui, o esplendor do mar e o céu infinito envolvem tudo, tornando-se os protagonistas absolutos e o pano de fundo perfeito para as grandes janelas no interior da casa.

O primeiro ambiente que encontramos ao entrar é um open space, sala com cozinha e quarto duplo fundidos, separados apenas por uma cortina de luz; a cozinha simples e essencial não quer ser protagonista da cena, como os três candeeiros de ferro suspensos no teto alto, que enchem o espaço mas sem nele pesar.

O quarto principal com closet e pequeno estúdio é repleto de detalhes, como a área de estar, que sugerem o amor do dono pelo mar e pelos barcos.

De um lado da cozinha entra-se para o quarto das crianças, com um beliche, enquanto do outro, um corredor comprido mas luminoso conduz à casa de banho, que é simples e funcional.

Sob o pórtico de madeira da casa, num canto protegido do vento mistral, a grande mesa de jantar de alvenaria encontra o lugar perfeito e, ao lado dela, a cozinha ao ar livre.

Na zona mais panorâmica da casa, encontramos a piscina, com o bordo de granito da Sardenha, imersa na mata mediterrânica e, ao lado, num terraço escondido, o solário de madeira.

Construído em vários níveis com paredes de pedra seca e escondido à primeira vista pela rica vegetação, desenvolve-se o jardim mediterrâneo, onde, percorrendo os vários caminhos e escadas naturais, descobrimos o pomar de citrinos, o amendoal, a zona das ervas aromáticas , as suculentas locais e um pequeno refúgio, uma espécie de centro de estudos escondido no verde, onde se pode descansar à sombra das folhas das palmeiras.

O projeto abordou vários temas, como a renovação e ampliação dos edifícios existentes, a renovação de todos os espaços exteriores, o estudo dos móveis à medida, o desenho do verde com essências e plantas autóctones.

Cada material desta casa tem uma história para contar e é a fonte de um mundo escondido que só quer ser contemplado. Madeira, ferro e pedras locais são os principais materiais utilizados, naturais ou levemente trabalhados. A atenção aos detalhes foi fundamental, nada é deixado ao acaso, mas a Luz e a Natureza continuam a ser os verdadeiros protagonistas.

0
Would love your thoughts, please comment.x