Por a 10 Maio 2020

Em Kea, nas Cíclades (Grécia), esta casa de 132 m2 foi desenhada em harmonia com o terreno onde se insere e a pensar na vista panorâmica.

Fotografia: Yiogis Yerolymbos

The Parallel House é uma residência de verão situada numa reserva natural isolada de uma ilha das Cíclades. As fortes mudanças topográficas da paisagem circundante representam ao mesmo tempo a base conceptual e a diretriz da ideia arquitetónica. O atelier En-Route-Architecture assina o projeto desta casa de férias.

A casa – construída paralela à vista para o mar – é organizada como uma sequência de espaços, que vão do exterior ao parcialmente coberto, a divisões completamente fechadas. Os volumes dão origem a quadros cinematográficos da paisagem circundante, do Mar Egeu e das ilhas vizinhas. Devido à topografia íngreme, a parte de trás da casa fica submersa na paisagem, enquanto a frente está totalmente exposta à vista. Todas as funções de apoio da casa foram destinadas e distribuídas ao longo da parede traseira, permitindo movimentos e vistas desobstruídos dentro da casa e em direção à paisagem.

O uso do betão aparente como elemento estrutural e visual pretende ser uma interpretação contemporânea de uma casa de pedra tradicional. Esta reinterpretação das técnicas tradicionais de construção também está relacionada com a integração de técnicas ativas e passivas para aquecimento, arrefecimento e produção de energia. Tais técnicas permitem, assim, um alto grau de eficiência e independência energética. Um túnel embutido na parte de trás da casa capta os ventos predominantes, permitindo a ventilação cruzada, mantendo a casa fresca durante todo o ano.

O teto da casa é usado para recolha da água da chuva e respetivo armazenamento nos tanques submersos, e esta água é depois reutilizada na casa como água filtrada. Os painéis solares escondidos na paisagem produzem energia suficiente para manter todo o funcionamento da moradia sem acesso à energia da rede.

A Parallel house foi construída para estabelecer um contraste forte, ainda que mínimo, com a paisagem circundante. Através deste contraste e da incorporação de princípios ocultos, o foco é colocado na experiência máxima da própria paisagem.

FICHA TÉCNICA
Projeto: En-Route-Architecture
Equipa: Katerina Kourkoula e Nikolas Paplomatas
Colaboração: Kokkinou + Kourkoulas Architects & Associates
Fotografia: Yiogis Yerolymbos

0
Would love your thoughts, please comment.x