Por a 12 Abril 2023

Paula, uma das mentes criativas por trás do projeto Histórias de Casa – um enorme caso de sucesso em várias plataformas -, mostra como adaptou a sua casa a uma nova fase da vida.

Texto: Bruna Lourenço / Fotografia: Maura Mello

Às vezes, uma única mudança pode ser o ponto de partida para transformar uma vida inteira. Para Paula Passini, o apartamento onde vive com o seu companheiro, Pedro Gomes, serviu de estímulo para mudar de carreira e voltar-se para o universo do design de interiores. “Esse foi o primeiro lugar onde pude exercitar o meu interesse pela decoração, por isso é muito significativo para mim”, conta. Desde então, Paula mergulhou cada vez mais no assunto e hoje é uma das criadoras do projeto Histórias de Casa. “Trabalhar conhecendo o lar de outras pessoas é algo muito especial. A cada casa visitada entramos no mundo particular do seu morador, e isso inspira-me bastante.”

Desde a primeira remodelação realizada pelo casal, em 2011, o apartamento passou por pequenas transformações ao longo dos anos, caso do projeto da casa-de-banho, inspirada em referências com clima de praia – uma paixão em comum entre Paula e Pedro.
“Adoro mudar. Acho que as mudanças renovam as energias e abrem portas para que coisas boas cheguem”, diz Paula. Nesse sentido, os moradores investiram numa segunda obra abrangendo quase todo o imóvel justamente para adaptá-lo a uma nova fase das suas vidas: o nascimento da filha Serena.

Com a chegada de uma criança, a dinâmica da casa também se altera, e como tal os ambientes têm de acompanhar essa lógica. Para ganhar fluidez e tornar a área de estar mais funcional, Paula teve a ideia de remover a divisória de vidro que emoldurava a antiga varanda, integrando-a por completo na área de estar. “Aproveitei para fazer desse espaço um jardim interior. O apartamento ficou muito mais amplo e iluminado”, explica. Para executar o projeto como sonhava, Paula procurou a ajuda da arquiteta Marcela Madureira, cujo trabalho ela já acompanhava e admirava há bastante tempo.

Os móveis e as peças de decoração não mudaram assim tanto, porém, só de vê-los numa configuração diferente da anterior, o casal já sente que essas peças foram alvo de um novo significado, de alguma maneira. É como se o olhar pudesse encantar-se novamente por cada detalhe, e neste apartamento o que não faltam são objetos carregados de memórias.


Paula e Pedro são dois amantes das viagens, e adoram descobrir lugares fora dos roteiros convencionais desde sempre – como Irão, Síria, Rússia, Laos, Vietname… –, como tal, uma boa parte dos adereços da casa veio dentro da mala, nalguma viagem, e relembra-os de todas essas aventuras pelo mundo. Para o casal, essa bagagem de histórias é o que dá identidade ao apartamento.

Transformar a casa enquanto a própria vida está em transformação pode ser bastante simbólico. Ao mesmo tempo que o apartamento de Paula e Pedro guarda com carinho todas as histórias e as viagens partilhadas entre eles no passado, abre as portas para a chegada do futuro ao lado da filha – tudo o que foi e o que ainda será encontra-se num só lugar. “Os dias têm sido de redescoberta: tanto do apartamento, nesse novo formato, como de nós mesmos no papel de pais. Está a ser muito bom ter tempo para viver a casa com mais presença e na companhia da Serena”.

0
Would love your thoughts, please comment.x