Por a 28 Setembro 2022

Originalmente construída em 1813, esta casa de pedra é hoje o refúgio de uma família londrina. Cirurgicamente remodelada com técnicas tradicionais e materiais locais, incorpora aparelhos e tecnologia de última geração. Os acabamentos, simples e brutos, e as opções decorativas, transportam-nos para para uma vida mais lenta, mas nem por isso menos confortável.

Projeto: k-studio / Fotografias: Vangelis Paterakis

Empoleirada na beira de um penhasco em Plaka, a principal cidade da ilha grega de Milos, esta casa do século XIX foi cuidadosamente restaurada para fornecer a uma família londrina um retiro de verão tradicional e prático.

Originalmente construída em 1813, a casa é um organismo de pedra, que, sublinham os arquitetos, “fizemos questão de respeitar, deixando intocadas as paredes de 60 cm de espessura e realizando uma cirurgia muito precisa e deliberada no edifício com o mínimo de intervenção”. 

Foram removidas adições estruturais recentes e todos os novos elementos foram construídos com técnicas tradicionais usando materiais de origem local. De salienta que, o acesso restrito devido às ruas estreitas dentro de Plaka, significava que esses materiais tinham que ser transportados à mão da estrada mais próxima através da vila até a casa.

Originalmente, a casa estava dividida em duas zonas; o rés-do-chão como espaço principal de convívio e entretenimento e a cave, escavada na rocha da montanha, como espaço de arrumos. Quisemos preservar os ambientes contrastantes dos dois pisos e redistribuir a sua utilização programática.

O nível inferior, semelhante a uma caverna, tornou-se uma suite de hóspedes, separada e privada, mas a poucos passos da casa principal. As paredes são grosseiramente acabadas, seguindo a superfície natural da pedra, o piso é colocado com pedras de ardósia dispostas organicamente e a luz natural é baixa, devido às pequenas aberturas e ao pé-direito reduzido.

Por outro lado, o piso superior, elevado e cheio de luz, tem as principais áreas de estar dentro dele, ajustadas para se adequar à vida familiar moderna. O pátio de entrada foi transformado com a remoção de um teto de laje de betão dos anos 1990 e a sua substituição por uma elegante pérgola de bambu. Foram ainda adicionados um chuveiro e um cabide para toalhas de praia para que o espaço agora seja usado como uma ‘zona de remoção de areia’ antes de entrar na casa principal.

No interior, os acabamentos simples e brutos proporcionam uma pausa refrescante. O piso de ardósia e madeira e as paredes sem pintura permitem que a casa respire. O mobiliário e acessórios feitos por medida respeitam o estilo local, incorporando aparelhos e tecnologia de última geração. Isto é particularmente verdadeiro para a cozinha, originalmente dentro de uma sala menor em outro lugar, agora é um espaço grande, equipado profissionalmente, mas tradicionalmente projectado para uso diário, bem como para reuniões familiares. 

Um novo mezanino no quarto das crianças liberta espaço útil para brincar e oferece a oportunidade de um espaço de banho privado e uma zona de vestir. Na sala, uma nova lareira cria um ponto focal e ajuda a transformar o ambiente num espaço mais acolhedor quando necessário.

0
Would love your thoughts, please comment.x