Por a 4 Abril 2023

Um casal apaixonado pela luz da cidade, e pela sua dinâmica, desafiou o atelier de Renata Santos Machado a interpretar a sua nova casa em Lisboa.

Fotografia: Ana Paula Carvalho / Texto: Isabel Figueiredo

O apartamento T2, com 130 m2 de área, insere-se num empreendimento novo, com uma arquitetura marcadamente moderna, no Parque das Nações, em Lisboa. O atelier Renata Santos Machado foi chamado a intervir nos interiores, para os quais se desejava um ambiente geral em linha com a contemporaneidade do construído, leve e simples, assente “numa base de neutros, com pequenos detalhes de cor”. Os clientes? Um casal de americanos apaixonados por Lisboa. E hoje pela sua nova casa do outro lado do Atlântico.

Sem necessidade de rever os materiais dos acabamentos originais ou o layout da casa, o desafio consistiu nesta abordagem, onde são palavras-chave descontração e modernidade. A amplitude das áreas e a boa iluminação natural ajudaram a interpretar os espaços. Por seu turno, as áreas externas contribuíram para alargar a proposta de decoração à varanda e ao terraço.

O desenho do apartamento é simples e funcional, o que por si só contribui para uma vivência descontraída. O hall de entrada, que separa e isola perfeitamente a zona social da zona privada do apartamento, é um espaço de boas-vindas amplo e dali se acede, em primeiro lugar, à sala comum, com dois ambientes distintos, a de estar e das refeições, complementadas pelo espaço exterior com vista de rio. Para a zona privada foram destinados a master suite, um escritório e um terraço para lazer dos proprietários, acessíveis igualmente a partir do hall de entrada.

Na espaçosa sala de estar, com atmosfera moderna, haveria que interpretar as necessidades dos clientes, que gostam de ler e de ver televisão, mas que também gostam de receber. Como tal, foram para ali escolhidos tons neutros, com apontamentos de amarelo, e dada relevância ao couro, cortiça e nogueira. A varanda que ilumina e prolonga esta sala de estar, recebeu um canto para pequenas refeições, e está equipada com peças que combinam o cimento com a madeira.

Partilhada com a sala de estar, a área reservada às refeições usufrui da mesma luminosidade e divide atenções com a varanda, motivo por que os tons neutros, com apontamentos de amarelo, e a madeira e o cimento têm, também aqui, uma participação preponderante. O contraste com a linearidade dos armários brancos embutidos é suave e acentua a simplicidade aparente do apartamento.

No escritório, foi necessário acautelar um ambiente propício à concentração e à leitura, e aqui o atelier apostou no diálogo mais formal entre o branco e o cinzento, e em materiais como o vidro e o linho.

Na master suite, a pedra e o linho e as cores claras acentuam a simplicidade e a luminosidade desejadas. Há ainda espaço para o terraço, equipado como uma  zona de estar, onde o metal e o cimento foram os materiais escolhidos.

“Desde o primeiro momento, houve uma enorme empatia e bom entendimento com este casal de americanos”, conta-nos Renata Santos Machado. “Além de muito divertidos, são pessoas que sabem bem aquilo de que gostam e tinham bem definido o que pretendiam para a sua casa do outro lado do Atlântico. Quando a comunicação é clara e objetiva, é mais fácil desenvolver um projeto que vá ao encontro das necessidades e metas dos que nos procuram. E este é um caso exemplar, ambos ficaram muito felizes com o resultado final”.

0
Would love your thoughts, please comment.x