Por a 25 Abril 2023

Inspirada no conceito de “barefoot luxury”, a Casa da Açoteia é uma casa de férias em Vale do Lobo que se carateriza pelo estilo depurado e pela simplicidade.

Projeto: Nuno Nascimento Arquitectos / Fotografia: Francisco Nogueira / segundo descrição do projeto

A Casa da Açoteia é uma casa de férias em Vale do Lobo, no Algarve, cujo objetivo do projeto era a renovação de uma das casas mais antigas do resort, dando-lhe um novo conceito de “barefoot luxury”. O conceito consiste em atribuir luxo a um espaço através do minimalismo e depuração do mesmo, com a rejeição da ornamentação e simplicidade na escolha dos materiais.

A casa é dividida por três pisos: o primeiro com as áreas sociais (sala de estar e jantar, e cozinha) e uma suite, o segundo com as áreas privadas (duas suites) e o terceiro com a “Açoteia”.

“Açoteia” é a definição de um pequeno terraço no telhado e é um arquétipo encontrado maioritariamente no Algarve, sendo um espaço tipicamente usado para secar frutas pelos nossos antepassados árabes. Nas últimas décadas estes espaços têm vindo a ser transformados em espaços de lazer – como o que temos agora no projeto – tornando-se neste caso no “ex libris” da casa, com um pequeno tanque que faz a ligação entre o terraço e a vista mar.

O projeto é caracterizado acima de tudo pelo conceito de continuidade dos materiais nas superfícies – os tetos, paredes e pavimentos foram todos barrados e pintados de branco manualmente. Desta forma, a casa torna-se fresca nos dias mais quentes do verão, mas com a adição da madeira natural em elementos de carpintaria como as portas e armários os espaços não perderam a sensação de conforto.

0
Would love your thoughts, please comment.x