Por a 21 Março 2023

A proximidade com o mar, as sucessivas remodelações e a nova decoração imprimem hoje a esta casa de praia uma atmosfera moderna e descontraída.

Projeto: Carol Farah / Texto: Isabel Figueiredo / Fotografia: Denilson Machado

Com uns notáveis 500 metros quadrados de área útil, esta casa, localizada na Florida, em Key Biscayne, foi alvo de várias remodelações até exibir a atual forma e atmosfera. Decorada pela brasileira Carol Farah, também ela a residir na zona, a residência familiar é hoje um refúgio ao pé do mar, elegante, acolhedor e luminoso, obedecendo a um estilo de vida moderno, mas descontraído, à imagem dos seus moradores.

“A casa já tinha sido inteiramente renovada por outras arquitetas, que se ocuparam da atualização completa no que toca à sua arquitetura”, refere Carol Farah, que trabalhou no conhecido gabinete de arquitetura Bernardes, criado em 2012 por Thiago Bernardes no Rio de Janeiro. A experiência com aquele coletivo e o bom relacionamento que ficou dessa colaboração estão na base deste trabalho para o qual foi chamada.

“Os proprietários são clientes do Bernardes, no Rio, e precisavam de alguém local, que morasse em Miami, para decorar a casa na sua íntegra. Fui indicada pelo Nuno, um dos sócios, porque, por coincidência, eu também moro na mesma ilha, a alguns metros da casa, e normalmente até visitava a obra de bicicleta”, prossegue.

A Raquel juntou-se Joana Ribeiro e juntas as arquitetas encarregaram-se de toda a decoração.

“Começámos por atualizar alguns elementos da arquitetura por forma a alinhar com os sonhos dos clientes, que têm um estilo definido, conhecido por aqui como ‘Transicional Modern‘. Trocámos as guardas da casa por outras de vidro, trocámos a guarda da escada por outra mais moderna, em madeira de carvalho americano claro e construímos uma nova pérgola para a área gourmet”.

No que toca ao mobiliário, Raquel e Joana procuraram continuar a consistência cromática e a linguagem descontraída, selecionando “móveis com design de ponta, com texturas diferentes e elementos naturais”, porque a ideia era dar à casa de praia um tom muito confortável. Couro, madeira, linho e palha estão presentes em todas as peças de mobiliário.

“A casa é um espetáculo de design, tudo aqui é lindo, mas eu destacaria a cadeira Happy da Flexform, comprada na Luminarie, a mesa Rio, a escultura de luz, da série MaMo Nouchies, do designer Ingo Maurer, no hall de entrada, ou o quadro  da sala jantar, proveniente de uma galeria francesa, a Amélie Maison dart.

0
Would love your thoughts, please comment.x