Por a 25 Janeiro 2023

São lojas, feiras, associações e barracões. Vendem discos de vinil, mobiliário vintage e objetos que não lembram a ninguém. Mas se procura uma peça especial ou um objeto insólito, a um preço acessível, este é o caminho.

Oferecem bons preços, peças que já não se fazem, uma filosofia de reciclagem e em alguns casos o dinheiro ajuda quem mais precisa. Falamos de feiras de antiguidades, associações e lojas em segunda mão. Um universo que tem muito para explorar e onde pode encontrar os móveis que precisa para a sua casa ou aquela peça especial que vai ganhar destaque na sua sala.

Há quem faça disto um hobbie, quem goste de ir em busca de uma pérola perdida e quem nunca se tenha metido em tais aventuras. Fizemos um roteiro com algumas das “lojas” que consideramos imperdíveis.

Feira da Ladra

© CML

É um clássico lisboeta que não precisa de apresentações, mas que não podia faltar na nossa lista. Realiza-se às terças feiras e aos Sábados no campo de Santa Clara, atrás do mosteiro de São Vicente de Fora e é tradicionalmente dedicada ao comércio de objetos usados. Na Feira da Ladra encontra verdadeiras preciosidades, antiguidades e de tudo um pouco. É talvez a feira mais original de Lisboa, hoje também uma atração turística, tem um ambiente eclético e vale muito uma visita.

Feira da Bagageira

© Feira da Bagageira

É mercado de artigos em 2ª mão onde, como o próprio nome indica, as bagageiras dos automóveis são as bancas de venda. A feira não tem um ligar definido, vai alterando pelos bairros da cidade de Lisboa mas também pelos concelhos vizinhos. Benfica, Algés, Belém, Carcavelos ou Barreiro são alguns dos locais que já receberam este mercado. Das roupas aos acessórios, passando por artigos de decoração, mobiliário, livros, brinquedos e discos, aqui são vendidos vários itens, antigos e recentes. Pode acompanhar todas as edições aqui.

Mercado Porto Belo

© Mercado Porto Belo

No Porto, todos os sábados, na Praça Carlos Alberto, há Mercado Porto Belo. Discos de vinil, ilustrações, objetos e acessórios são algumas das coisas que vai encontrar neste mercado de rua.

Velharias do Sr. Júlio

© alma da comporta

É mais um lugar icónico das velharias deste país. À entrada da aldeia do Carvalhal, a cerca de oito quilómetros da Comporta, há um barracão que não deixa indiferente quem passa. São as velharias do senhor Júlio. Lá dentro encontra centenas de peças antigas e mobiliário vintage a preços muito apetecíveis.

Associação Dona Ajuda

Localizada no Mercado do Rato, em Lisboa, a Dona Ajuda é uma associação social, ambiental e cultural que, através de várias vertentes procura criar um mundo melhor. Entre os seus projetos está a P.R.A.Ç.A., um lugar onde cabem uma livraria, uma oficina de costura, residências artísticas e uma vertente de restauro, onde pode encontrar móveis e objetos diversos em madeira que são doados à associação e que por não estarem no seu melhor, são encaminhados para restauro. A P.R.A.Ç.A. fornece os equipamentos e os voluntários conhecedores desta arte, recuperam os móveis e objetos antigos/estragados que ganham nova vida e préstimo.

Cantinho do Vintage

© Cantinho do Vintage

No Prior Velho, junto ao Aeroporto de Lisboa, o Cantinho do Vintage é talvez uma das lojas mais conhecidas de mobiliário em segunda mão. Com 9000 metros quadrados de área distribuída por 3 pisos, aqui vai encontrar o melhor do estilo vintage e industrial, bem como peças de design oriundas da Dinamarca, Suécia, Alemanha, Bélgica e Portugal. As peças são muitas delas únicas e intemporais e datam desde os anos 20 aos anos 80.

Feira do Mundo Vintage

© Feira do Mundo Vintage

Se para além de comprar também quer vender, a Feira do Mundo Vintage pode ser a solução. Com lojas e armazéns na zona de Lisboa, a oferta é muita e de qualidade. Aconselhamos uma visita ao site e no mesmo ao catálogo e posteriormente agendar uma visita por email.

Segundo Mercado

No Porto, o Segundo Mercado apresenta-se sob o lema “Tudo num só lugar / Vintage and Modern”. Com um espaço de 125 metros quadrados, oferece um atendimento dedicado, artigos em ótimas condições e preços acessíveis, disponibilizando um serviço de deslocações ao domicílio para avaliações. Por entre os produtos disponíveis ao público no seu estabelecimento contam-se o mobiliário, a ourivesaria, os relógios, os livros e os discos de vinil.

0
Would love your thoughts, please comment.x