Por a 2 Janeiro 2023

Casas pequenas, ecológicas, inspiradas no nomadismo e num diálogo harmonioso com a paisagem. As 10 casas mais vista de 2022 tocam em todos estes temas. Volte a elas mais uma vez.

Com a imensidão e a esperança de todo um novo ano pela frente, não podíamos avançar sem olhar uma vez mais para trás e perceber quais foram as casas que em 2022 mais conquistaram os nossos leitores do online.

A otimização de espaço no sentido de perceber o que se pode fazer quando a área é pouca, ocupou o topo das preferências, mas não só, as casas ecológicas e as conversões também estiveram entre as preferidas. Fazemos agora um apanhado do nosso top 10, para que possa recordar e beber mais uma vez inspiração nestas ideias.

50m2 para uma família de 5

A casa mais vista de 2022 é uma casa pequena. Com apenas 50m2 ela acolhe uma família de 5 pessoas. Localizada em Paris e assinada pelo coletivo L’átelier , Nomadic Architecture Studio , este T1 foi pensado para ser evolutivo e ir-se adaptando às mudanças dentro da própria família.

Reabilitação de uma moradia em banda

Inserida num bairro lisboeta e com projeto de arquitetura assinado por João Tiago Aguiar, esta reabilitação de uma moradia em banda foi a segunda casa mais vista de 2022. Segundo o autor do projeto, o destaque vai para a ampliação a tardoz, possível graças ao avanço para o interior do lote de uma parte do alçado posterior, resultando no redesenho total da fachada que permitiu um conjunto de alterações interiores.

Viver (perfeitamente) integrado na paisagem

A terceira casa mais vista de 2022 foi uma casa ecológica. Acolhida pela paisagem que a envolve e de frente para o mar, o Studio Schicketanz projetou esta residência onde apetece ficar e contemplar. Uma casa de tirar o fôlego que mostra que a sustentabilidade anda de mãos dadas com o design.

Antigo estábulo torna-se casa de férias

No quarto lugar do nosso top 10 temos a conversão, remodelação e ampliação de um estábulo numa bonita casa de férias. Localizada em  localizado em Güemes —uma pequena cidade a Leste de Santander, em Espanha -, a intervenção levada a cabo pelo Zooco Estudio assentou num absoluto respeito pelo que já existia. Respeito não só pelos materiais tradicionais utilizados, mas também pelo tipo de espaço criado no interior da casa.

Uma adição silenciosa na paisagem

A meio da tabela temos uma casa de campo, localizada na margem de uma floresta de carvalhos. Este pequeno refúgio numa comunidade rural foi pensado para pousar silencioso nos 48 hectares da envolvente que o acolhe. Um exemplo de integração, onde a casa cumpre a função sem se impor e todos ganham. O projeto é assinado por eb architecture + design  .

A casa contentor

Com 60 m2, a Casa Contentor mostra como é possível transformar contentores numa casa moderna e funcional e foi a sexta casa mais vista pelos nossos leitores em 2022. O conceito deste tipo de projeto baseia-se na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais. A casa foi equipada com peças desenhados pelo aclamado designer Oki Sato do Studio Nendo. Um projeto de Marilia Pellegrini Arquitetura para a CasaCor São Paulo.

50m2 onde cada centímetro conta

© Francisco Berreteaga

A sétima casa mais vista em 2022 voltou a ser uma casa pequena. Partindo do princípio de que a necessidade aguça o engenho, Marta Badiola, arquiteta e proprietária do apartamento que se segue, criou em 50m2 um espaço para viver e trabalhar. Um conjunto de boas soluções que conquistaram os nossos leitores.

Casa inspirada no nomadismo

O nomadismo foi o conceito que inspirou João Panaggio a projetar, nos jardins da CasaCor Rio 2022, a Casa Migrante, um espaço de 100m2 construído do zero a partir de uma estrutura metálica para ser uma residência de fim de semana, e que tem a particularidade de poder ser desmontada e “experimentada” em novos lugares. O conceito conquistou a oitava posição no nosso top 10.

A casa da arquiteta Cecília Teixeira

A hometour pela casa da arquiteta e designer de interiores brasileira Cecília Teixeira, ocupa o nono lugar da lista. A viver num apartamento alugado havia dois anos, a pandemia fez com que Cecília Teixeira e a sua família sentissem a necessidade de uma casa que fosse o espelho dos seus gostos e estilo de vida. A arquiteta foi cliente de si própria neste desafio.

Uma remodelação que partiu dos livros

Uma estante com mais de 1500 livros dispostos em 48 nichos de um armário na sala, são o destaque deste apartamento de 60 m2, que foi o décimo mais visto em 2022. Assinado por Adriana Esteves, o projeto contemplou a remodelação e a decoração do apartamento que data de 1995.

0
Would love your thoughts, please comment.x