Por a 2 Fevereiro 2022

Este projeto consistiu na remodelação e ampliação de um antigo estábulo em casa de férias. Numa intervenção que assenta no absoluto respeito pelo que já existia.

Arquitetura: Zooco Estudio / Fotografia:  imagen subliminal

Este projeto consistiu na remodelação e ampliação de um antigo estábulo localizado em Güemes —uma pequena cidade a Leste de Santander, em Espanha— para ser convertido numa casa de férias. O edifício existente reproduz fielmente o sistema construtivo local, simples e despretensioso, constituído por paredes de pedra que suportam uma cobertura de duas águas em estrutura de madeira com telhas.

A natureza desta intervenção arquitetónica assenta no absoluto respeito pelo que já existia. Respeito não só pelos materiais tradicionais utilizados, mas também pelo tipo de espaço criado no interior da casa.

É por isso que os espaços principais da casa são desenvolvidos como uma unidade única no grande espaço central que compõe o antigo estábulo. A sequência de usos composta por cozinha/sala de jantar/lareira/sala/escritório/estantes desenvolve-se de forma linear, sob o mesmo teto, caracterizada exclusivamente pelos elementos específicos de cada uso, sempre dentro do mesmo ambiente neutro e global.

Apenas o quarto principal, escondido atrás de uma estante, é separado deste espaço central. Um segundo quarto, acessível através das escadas exteriores na passagem original da entrada do edifício, está localizado acima do principal, para completar a altura do edifício anexo.

As únicas modificações parciais na arquitetura existente são as feitas nas fachadas. As mesmas foram ampliadas nas fachadas voltadas para Leste e Oeste, com a ideia de incorporar a natureza e as vistas convidativas da serra cantábrica ao interior. As fachadas viradas a Norte e a Sul encontravam-se em mau estado de conservação e foram totalmente abertas. Outra característica notável da casa é o seu sistema de privacidade composto por persianas deslizantes na fachada voltada para Sul, dando aos proprietários total liberdade de comunicação com o exterior.

O edifício construído de raiz e que perfaz a extensão, foi concebido a partir de uma perspetiva mais racional, herdeiro de um estilo clássico moderno. A sua forma em “L” e a sua posição no terreno —quase em contacto com o edifício existente, mas sem o tocar— facilitaram a criação de um espaço aberto entre os edifícios. É aqui que está localizada a piscina e onde se podem admirar as melhores vistas do local. O novo espaço é composto por alojamento para hóspedes, sala de reuniões, sauna e zona de alpendre de transição junto à piscina. Quanto aos materiais, a intervenção adotou o estilo existente. Madeiras locais, pedra da região, fachadas brancas e azulejos, que juntos compõem a estética da unidade. O betão e a estrutura metálica oferecem um contraponto contemporâneo a este notável exemplo da arquitetura tradicional cantábrica

0
Would love your thoughts, please comment.x