Por a 24 Maio 2022

Localizada na margem de uma floresta de carvalhos, este pequeno refúgio numa comunidade rural foi pensado para pousar silencioso nos 48 hectares da envolvente que o acolhe. Um exemplo de integração, onde a casa cumpre a função sem se impor e todos ganham.

Projeto: eb architecture + design / Área: 150 m2 / Ano: 2019 / Fotografias: Lara Swimmer /segundo memória descritiva

A casa aparece-nos como um “pequeno pontinho na colina”. Um refúgio na comunidade rural de High Prairie, em Lyle, Washington, que foi desenhada como uma adição silenciosa na enorme paisagem de 48 hectares.

Escondido numa encosta suave, este modesto refúgio oferece um conforto simples acolhido num cenário marcante. A casa fica situada no limite de uma floresta de carvalhos do próprio terreno, e usa essas árvores e a encosta para proteção contra os ventos fortes, enquanto se expande para as vistas dos distantes picos vulcânicos da Cordilheira Cascade.

Cada aspecto da casa, desde as sua localização, à sua geometria, passando pela distribuição das diferentes áreas e da sua privacidade, até ao tratamento da luz, da estrutura e dos materiais, foi deliberado pelas características do terreno envolvente.

Dessa forma, os espaços e os materiais escolhidos, são honestos e celebram a durabilidade, não interferindo no ambiente natural. A casa responde apenas à sua função.

A separação entre o que é público e privado, é definida por uma parede central em betão moldado no local. Um espaço ao ar livre comum coberto e o pátio da entrada principal, formam vazios que equilibram a solidez das suites – a principal e a de hóspedes -, adjacentes.

De um lado da parede, a suíte principal desce adaptando-se à topografia existente para se tornar um santuário privado com janelas em toda a volta. O outro lado da parede leva até dois quartos de hóspedes e a uma casa-de-banho partilhada.

O exterior do volume é revestido com blocos de betão e protegido por um telhado de aço resistente às intempéries – um gesto que o relaciona com a linguagem agrícola da região e que dá resposta às preocupações com longevidade, permanência e manutenção mínima.

Existem duas paredes que se estendem do lado sudoeste da casa até à topografia. Ao serem estendidas, essas paredes ancoram a casa na paisagem e fornecem proteção extra contra os ventos predominantes. Uma garagem isolada, completamente revestida em aço resistente ao clima, ficou situada propositalmente a uma curta caminhada da casa, e desliza nas árvores fundindo-se com a paisagem.

0
Would love your thoughts, please comment.x