Por a 16 Novembro 2021

Projeto de arquitetura: Norm Architects

Fotografias: Jonas-Bjerre Poulsen

Esta é a história de uma casa de família datada de 1918, com uma bonita vista para o lago Gentofte, no norte de Copenhaga, em que todo o primeiro piso foi alvo de uma remodelação. A ideia era a de criar um refúgio e a tarefa ficou a cargo do gabinete de arquitetura Norm Architects  a par com reconhecidos marceneiros dinamarqueses.

Recordando que a importância daquilo que nos cerca é fundamental – e aí entram a luz, os materiais, as cores e a escala –o interior foi desenhado por medida no sentido de ir ao encontro dessa coesão especial.

O espaço remodelado foi criado mediante um eixo central, que permite visualizar a sua totalidade, deixando o olhar viajar de uma extremidade à outra e maximizando essa sensação espacial com um teto elevado expondo as vigas da velha casa.

Com este layout, é possível olhar toda a extensão de caminho desde o quarto, passando pelo espaço de escritório, o quarto das crianças, até à parede de pedra na outra extremidade, sem com isso se perder a ligação entre as diferentes áreas.

O carvalho e a nogueira estão em destaque no ambiente, ajudam a aumentar a sensação de calor no interior e de uma forma simples unificam o todo.

Ao combinar os diferentes tipos de madeira, surgem também ambientes distintos que vão da sensação suave e protetora dada pelos tons escuros, à sensação leve e elegante nas zonas mais abertas, criando uma casa dinâmica e estimulante.

De forma a “limpar” o espaço, a chaminé na sala principal é encapsulada por uma parede grossa, possibilitando assim a integração de estantes embutidas de acordo com o principio japonês Tokonoma.

No escritório, uma longa mesa cria dois ambientes de trabalho distintos e confortáveis. O mesmo se aplica ao quarto, onde um banco foi instalado em toda a extensão da divisão, por baixo das janelas. Segundo os arquitetos, ao implementar elementos no sentido do comprimento, aumentamos a sensação de largura do espaço.

Na casa-de-banho, os armários em nogueira dialogam com o mármore roxo-acinzentado da sanita e os ladrilhos cerâmicos do pavimento, criando um santuário de tranquilidade. Uma parede de pedra revestida com os mesmos ladrilhos do pavimento ajuda a definir as diferentes funções neste espaço.

0
Would love your thoughts, please comment.x