Por a 2 Março 2022

A viver num apartamento alugado havia dois anos, a pandemia fez com que Cecília Teixeira e a sua família sentissem a necessidade de uma casa que fosse o espelho dos seus gostos e estilo de vida. A arquiteta foi cliente de si própria neste desafio.

Arquitetura: Brise Arquitetura / Fotografia: Denilson Machado / Área: 200m² / Tipo: Remodelação

Esta é uma história que a pandemia fez mudar o rumo. Cecília Teixeira, arquiteta, designer de interiores e sócia do escritório Brise Arquitetura, tinha mudado de cidade e alugado um apartamento havia dois anos, quando a pandemia se instalou. O isolamento obrigatório e o tempo passado em casa mudou os planos para a designer e a sua família, que começaram a sentir necessidade de ter uma casa que atendesse a todas as necessidades da família e que, também, fosse reflexo dos seus gostos e vivências.

A família encontrou o apartamento perfeito, só tinha um pequeno problema, era preciso demolir praticamente tudo e começar um novo projeto do zero.

Cecília Teixeira conta que, o que mais lhe chamou a atenção quando visitou o apartamento pela primeira vez foi a luminosidade, muito favorecida pelo fato de praticamente todos os espaços terem janelas. Entre as principais alterações ao estado original do apartamento estão: a integração da cozinha com a sala – embora tenha portas de correr que permitem separar os ambientes quando necessário; a transformação de uma zona de serviço numa pequena zona de estar, com televisão e destinada aos seus dois filhos de 4 anos; e a criação de um quarto de brincar.

A decoração do apartamento seguiu um estilo contemporâneo, leve, com cores claras e texturas naturais, mas pontuado por móveis antigos que contam histórias e conversam bem uns com os novos, conta a arquiteta. Cecília Teixeira, recorda por exemplo a mesa de jantar, que foi um presente de casamento de uma tia.

Na sua nova casa, Cecília destaca também o uso da madeira em diferentes ambientes e em tons neutros, o pavimento em réguas de madeira Tauari e as cores que se assumem nos detalhes, nos objetos e nos quadros.

0
Would love your thoughts, please comment.x