Por a 8 Novembro 2022

Assinado pelo estúdio de arquitetura e design de interiores VATRAA, o projeto que mostramos de seguida incluiu a ampliação de uma cave, a transformação de um estúdio de artistas numa casa com quatro quartos e a remodelação total dos interiores. No final, um espaço que tinha 60 m2 passou a ter 137 m2.

Projeto: VATRAA / Fotografias: VATRAA / via archilovers

O desafio colocado ao estúdio VATRAA foi o de ampliar e transformar um antigo estúdio de artistas numa casa de 4 quartos com especial atenção à sua eficiência energética. O projeto transformou constrangimentos em oportunidades e o resultado, foi a conversão de um espaço aberto num jogo de ambientes, desenvolvidos em contrastes, como luz e sombra, quente e frio, íntimo e social. 

Inspirados pelo interesse dos clientes na espiritualidade e meditação, o coletivo explorou a qualidade espiritual do espaço através de vistas, luz e materiais orquestrados numa composição simples e calma. Dadas as limitações do lugar, as intervenções na fachada foram mínimas, levando a que o interior e a cave fossem os espaços com maiores intervenções.

A cave, tornou-se a zona mais íntima da casa. É aqui que ficam os espaços de descanso, dentro de um espaço retangular, um poço de luz que oferece total privacidade enquanto mostra elementos da natureza cuidadosamente selecionados. Os materiais escolhidos, como o betão e a madeira à vista, reagem na presença da luz natural e criam um ambiente calmo e sereno.


O piso térreo é a zona semi-privada da casa. Projetado para capturar a luz natural do poço de luz e do andar superior, contém o a zona de entrada, uma sala de meditação e uma área de estudo numa atmosfera calma e vibrante. Colocada sob uma cobertura de vidro, uma escada estreita permite que a luz natural penetre em direção aos andares abaixo.


O primeiro andar é o piso ativo e vibrante da casa, onde os proprietários passam a maior parte do dia. Por questões de privacidade, teve de ser fechado metade do telhado envidraçado, reduzindo assim a luz natural. Como a claraboia é a principal fonte de luz, os acabamentos interiores foram pensados ​​para potenciar a luz e orientá-la para os andares inferiores.


No interior, o mobiliário, a iluminação e os detalhes, não foram uma reflexão tardia, mas sim parte integrante do processo de design. Concebidos exclusivamente para este projeto em estreita colaboração com o proprietário, 20 peças de mobiliário fora produzidas em carvalho maciço e aço inoxidável e complementam os acabamentos – como o pavimento de betão, as paredes de gesso, os tetos de madeira e o poço de luz – oferecendo uma coerência geral nos detalhes.

0
Would love your thoughts, please comment.x