Por a 14 Junho 2022

Luz, verde e a plasticidade do betão. Esta é uma casa que nos ensina que um material bruto pode ser subtil quando combinado com os materiais certos. Descubra como.

Projeto: Ronnie Alroy Architects / Área: 900 m2 / Ano: 2022 / Fotografias: Amit Geron / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Esta é uma casa que celebra a plasticidade do betão. Luz e verde estendem-se sobre as paredes de betão acentuando a sua profundidade. A entrada da casa é feita pelo eixo principal, definido nos três níveis por duas paredes, também elas, em betão aparente, com uma abertura voltada para um jardim na sua extremidade. 

Esse eixo principal é acompanhado por um ritmo de vigas, também elas em betão, que aparecem do lado de fora antes da porta de entrada, continuando até ao jardim oposto. Entre essas duas vigas, esconde-se uma clarabóia que transforma o eixo num caminho de luz. A luz vai até ao subsolo através de uma abertura em vidro no chão. E esta abertura, por sua vez, conecta o nível da entrada com o espaço aberto no subsolo.

O eixo principal separa a casa em duas zonas: uma dedicada aos hóspedes e outra para o proprietário, onde estão os espaços públicos e o quarto principal. O quarto principal, no segundo piso, usufrui de duas interações opostas com a paisagem envolvente – um terraço com vista para as copas das árvores e um terreno inclinado do outro lado, permitindo uma saída para um jardim selvagem que se relaciona com o nível de entrada.

A casa está rodeada por pátios externos que são espaços híbridos, tanto interiores como exteriores. As paredes dos pátios celebram a plasticidade do betão, dando lugar ao verde e à arte de diferentes maneiras – nichos profundos, paredes duplas com plantas no meio e terraços verdes inclinados.

O betão ganha um toque subtil com a presença da madeira maciça nos pavimentos e armários. Existe uma interação de transparências e solidez, profundidade e leveza, que constrói a experiência geral da casa.

0
Would love your thoughts, please comment.x