Por a 25 Março 2022

Bram Van Cauter, sócio-fundador do Studio Okami Architects, remodelou o seu duplex inspirado no brutalismo característico do edifício em que se insere – A Riverside Tower -, em Antuérpia. Para equilibrar o betão aparente, o arquiteto escolheu um pavimento na cor laranja pêssego e uma impressionante escada azul céu.

Projeto: Studio Okami Architects / Área: 230 m2 / Ano: 2021 / Localização: Antuérpia, Bélgica Fotografias: Matthijs van der Burgt / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

A Riverside Tower é um empreendimento em arranha-céus do início dos anos 70, projetado por Leon Stynen & Paul De Meyer,  e situado na curva do rio Scheldt, a poucos passos do centro da cidade de Antuérpia, na Bélgica. Foi aqui, no 13º andar, que o sócio-fundador do Studio Okami Architects, Bram Van Cauter, renovou um duplex para combinar com a torre brutalista que o acolhe.

A Riverside Tower é composta por 20 andares com apartamentos que variam entre 90, 150 e 200 m². A exceção é o 13º andar onde os apartamentos duplex formam um layout único com um corredor interior conectando os dois poços de elevadores duplos.

O Studio Okami começou por demolir as paredes do apartamento de cinco quartos, e retirou todas as camadas de revestimento das paredes e tetos, o que revelou uma camada de betão com textura. O resultado, foi um loft de 230 m² em planta aberta, dividido entre o 13º e o 14º andar.

As paredes de betão mostraram-se o cenário ideal para a coleção de arte de Doris, e os furos já existentes definiram a posição de cada obra de arte. As poucas paredes de tijolos foram cimentadas e ganharam um apecto mais autêntico. E o betão foi equilibrado com um pavimento cor de pêssego e uma bonita escada espiral azul céu.

Ao entrar no apartamento, é recebido por janelas pivotantes de altura dupla com vista para o porto e para a floresta na envolvente. O espaço é concebido como uma área de entretenimento com utensílios de cozinha escondidos numa parede inspirada em Donald Judd. A ilha da cozinha é projetada como uma escultura na sala, sendo contudo altamente funcional quando em “modo-chef”.

Remodelar o apartamento a 45m acima do nível do solo significou criar todo o mobiliário sob medida para ser encaixado no elevador. Significou também, soldar e pintar a escada espiral em aço azul no local. A nova escada, foi colocada num canto distante da sala, permitindo um melhor fluxo e relação com as vistas das janelas ao aceder ao piso superior.

O 14º andar é definido por várias vigas de betão e acolhe o quarto e o escritório. No lado leste do apartamento, uma sala de estar com home office tem vista para o horizonte da cidade de Antuérpia.

No interior da casa-de-banho, o pavimento em cor de pêssego estende-se para as paredes, proporcionando um espaço com duches duplos e banheira. As paredes lisas estão em nítido contraste com as vigas em betão áspero.

À noite, as luzes da cidade e do porto criam uma atmosfera acolhedora, enquanto a casa-de-banho irradia um bonito tom alaranjado quando em uso.

0
Would love your thoughts, please comment.x