A dupla Mila Strauss e Marcos Caldeira, do escritório MM18, assinam o projeto de design de interiores do JO&JOE Rio de Janeiro, localizado no histórico Largo do Boticário, onde viveu Machado de Assis.
Projeto: MM18 / Fotografias: Dhani Borges
O primeiro hotel da marca JO&JOE no Brasil nasceu no Rio de Janeiro. Comprado em 2018 pelo grupo francês Accor, o Largo do Boticário recebeu um avultado investimento para a renovação de seis casas, respeitando as suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao seu redor. As imagens que se seguem, mostram o estado dos edifícios originais, antes da intervenção.
O escritório sedeado em São Paulo, MM18, que tem como sócios os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, assinou o projeto de design de interiores, que fez renascer este espaço urbano carioca.
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-37-1024x683.jpg)
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-27-1024x683.jpg)
O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 m² e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acolhem até 8 pessoas (além de oferecer opções privadas e coberturas), e com projetos artísticos idealizados por nomes como Mariana Papi, Kakau, Bruno9li, Braga, Marcelo Ment, Jotac e Milton Jofily.
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-26-1024x683.jpg)
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-2-1024x683.jpg)
As icónicas escadas em caracol, o pavimento, os azulejos e outros tantos elementos, receberam um minucioso trabalho da equipa de restauro, com a supervisão feita pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-3-1024x683.jpg)
Os quartos são, na sua maioria, completamente diferentes uns dos outros, tendo sido projetados individualmente de acordo com as alturas de janelas e portas. Alguns deles fazem parte do conceito arquitectónico “OOO” (que em inglês significa “Out of Ordinary”), que assenta na ideia de ambientes que trazem vivências únicas. Em geral, todo o layout dos interiores contempla a relação entre as casas e as suas diferentes utilidades.
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-14-1024x683.jpg)
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-16-1024x683.jpg)
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-20-1024x683.jpg)
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_DSC_1568_divulgacao-1024x683.jpg)
“O hotel é o primeiro da Accor sob o conceito ‘Open House’, que visa atender a todos os tipos de públicos. Além disso, o JO&JOE Rio de Janeiro vai manter a identidade do Largo do Boticário, mas sempre alinhado à filosofia da marca, que visa entregar aos hóspedes e moradores experiências personalizadas”, afirma Olivier Hick, COO das marcas midscale e económicas da Accor no Brasil.
O hotel conta com um projeto único e contemporâneo, que incorpora conceitos de arte urbana, que garantem uma atmosfera de cidade grande, para além de contemplar a ideia de ambientes amplos, que promovem a interação e a convivência entre os hóspedes e visitantes.
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-32-1024x683.jpg)
Entre os destaques do projeto, realizado em colaboração com o MM18 Arquitetura, está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um local de relaxamento e também um ponto de encontro para um momento descontraído. Já a área em frente ao restaurante e bar aberto ao público possui um pavimento revestido em pedras portuguesas, trazendo a ideia do estilo de vida carioca.
Toda a parte de interiores do complexo hoteleiro, que engloba espaços como restaurante, bares, áreas exteriores, quartos, entre outros, passando pelos revestimentos até a iluminação e mobiliários, foram assinados pela dupla Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira.
![](https://urbana.com.pt/wp-content/uploads/2022/09/JO_JOE-Rio-de-Janeiro_créditosfoto_Dhani-Borges-36-Copy-683x1024.jpg)
“Relacionar a parte histórica com a linguagem do hotel, que é totalmente contemporâneo, foi um dos pontos mais interessantes nesse trabalho, já que o projeto brasileiro é muito diferente do que existe lá fora. O JO&JOE Rio de Janeiro foi pensado para tornar o Largo do Boticário um local exclusivo, ressaltando a sua importância histórica”, contam os arquitetos.