Por a 6 Agosto 2022

O projeto refere-se ao desenvolvimento de um espaço hoteleiro em torno do ‘cortijo’ original existente (casa de campo tradicional), para responder ao ‘boom’ do Turismo Rural. Um desafio e tanto, assente na reabilitação de um edifício cheio de história e situado no coração de um campo de oliveiras.

Projeto: GANA Arquitectura
Área: 1006 m²
Ano: 2020
Fotografias: Francisco Torreblanca Herrero
Hotel: Fresneda María

Quando alguém percorre a Andaluzia, é difícil não prestar atenção às estruturas de oliveiras organizadas por ruas onde estas árvores são, orgulhosamente, dominantes e conhecedoras do seu valor. Como tal, o hotel teve de prestar homenagem a um ambiente natural tão característico.

Nesse sentido, a chave do projeto foi conseguir uma ligação interior-exterior o mais permeável possível, sem prejudicar a essência do peculiar edifício. Além da casa, e por contraste, o terreno também tinha um armazém ligado à exploração agrícola existente que foi integrado no projeto através do obrigatório ‘Proyecto de Actuacion’ (Desenvolvimento do Urbanismo).

Um procedimento administrativo complexo mas que, no entanto, permitiu a adaptação simples destes dois edifícios, que após a remodelação e ampliação projetada respondem de forma eficiente às exigências da nova atividade.

O resultado da intervenção nada mais é do que a perfeita harmonia entre a arquitetura tradicional e a contemporânea, sobre a incrível influência da natureza na sua forma mais pura. Deste modo, as áreas comuns, juntamente com metade dos quartos, situam-se na antiga quinta, conferindo a estes quartos e, portanto, a todo o hotel, uma identidade própria e indiscutível, tirando partido das alturas e materiais típicos da época.

Por outro lado, os restantes dez quartos são desenhados num estilo deliberadamente contemporâneo, pelo uso de materiais completamente diferentes e maior elegância. O terraço de acesso exterior, concebido como uma praça, não só distribui o visitante pelos diferentes espaços como também permite ao utilizador usufruir de uma zona de piscina equipada com instalações de spa, bem como espaços de lazer onde se desliga da rotina diária atual.

E, assim, todos os quartos convergem para os interstícios gerados entre os edifícios para que os espaços de dormir possam ser abertos exclusivamente para o ambiente natural, sem fronteiras. Um cenário imbatível que faz deste hotel um edifício único pronto para se tornar uma referência no setor em toda a província espanhola.

0
Would love your thoughts, please comment.x