Por a 13 Maio 2021

O incrível projeto da GAM Arquitetura, situado no centro da cidade de Mucugê, rodeado de um enorme jardim a céu aberto e com vista para a serra!

Fotos: Gabriela Daltro

A antiga pousada Refúgio na Serra, localizada neste terreno no centro da cidade histórica de Mucugê, no estado da Bahia, no Brasil, é hoje um local inspirador que oscila entre a simplicidade e a elegância.

Desde cedo, os proprietários do espaço viram o potencial para transformar a simples pousada num Hotel Boutique. Aproveitando o diamante em bruto de 2000m2, reformaram completamente a “casca” existente e criaram um verdadeiro oásis verde.

Anna Fernandes, da Gam Arquitetura explica que o casarão da entrada, que fica voltado para a rua, foi cuidadosamente remodelado: “Retiramos o pavimento superior e ampliamos o pé direito para abrigar a receção do hotel. Os antigos quartos, restaurante e área de convívio foram completamente reformadas e ainda criamos um novo módulo com oito suítes. A arquitetura respeita o traço histórico da cidade e conversa com a natureza”.

Nota-se um cuidado particular para que a arquitetura contribuísse para a experiência com a serra em particular e a natureza em geral. Motivo pelo qual o mood tem traços leves, representando um “luxo com simplicidade”, como refere a arquiteta.

Regra geral, os espaços são leves e fluídos, e destacamos o mobiliário desenhado em alvenaria mas revestido em microcimento! Assim os materiais naturais selecionados, procuram potenciar o conforto adicional aos hóspedes e a conexão com o verde envolvente através da simplicidade dos móveis em alvenaria em harmonia com as peças de design, a nobreza da madeira com a rusticidade das rochas locais aplicadas nas paredes.

Anna Fernandes reforça que tudo foi personalizado e desenhado ao pormenor: “Da arquitetura ao mobiliário, tudo foi personalizado para criar este refúgio. Foram dezenas e dezenas de detalhamentos de alvenaria e marcenaria, pois cada suíte tem um projeto específico, cada ambiente é único. Tudo foi pensado de forma garantir um  equilíbrio entre o rústico, o simples e o sofisticado.”

0
Would love your thoughts, please comment.x