Por a 20 Setembro 2022

Num bairro Paulista, o escritório RP Estúdio remodelou um apartamento de 160 m2 em tons de azul e com apontamentos de memórias de viagens. A necessidade de mais espaços e a integração de alguns ambientes ditaram a nova disposição espacial.

Projeto: RP Estúdio / Fotografia: Julia Herman

O ponto de partida foi a necessidade de mais espaço, tendo sempre em consideração o máximo conforto. A par disso, os proprietários deste apartamento em Pinheiros – um bairro em São Paulo conhecido pelos cafés descontraídos, as galerias de arte de vanguarda e os espaços de música ao vivo – queriam a integração de alguns ambientes para receber grupos grandes de amigos.

Para responder ao pedido, o projeto assinado pelo escritório RP Estúdio pensou a demolição de um quarto para aumentar a sala, integrou a varanda, sala e cozinha, demoliu um espaço de banho de serviço e mudou todos os revestimentos. 

Para o design de interiores, a ideia foi a de misturar a personalidade dos dois moradores de uma maneira elegante e contemporânea, com especial enfoque no conforto, na simplicidade e no natural.

Para atender ao gosto de um dos moradores, o azul foi a cor em destaque. Ao tom do céu e do mar, juntaram-se itens trazidos de viagens, louças e peças de coleção. Grande parte destas peças são exibidas em duas estantes na sala e um louceiro na cozinha.

Como a palavra conforto foi muito utilizada pelos clientes, a iluminação era um elemento chave para conseguir essa sensação pela casa inteira. Materiais naturais, uma parede viva, estofados e tecidos macios também ajudaram na concretização.

A distribuição espacial do apartamento favorece a circulação, assim como a criação de nichos para descontrair, tomar um café ou fazer uma pequena refeição. 

A decoração, como um todo, foi pensada em tons neutros, madeira e pedras naturais numa tonalidade cor de areia, proporcionando leveza. O resultado são ambientes elegantes e sem grandes impactos. No todo, os elementos naturais equilibram os elementos mais clássicos e formais. 

O apartamento contempla três suites, sendo uma delas usada como escritório ou para receber hóspedes.

0
Would love your thoughts, please comment.x