Por a 22 Setembro 2022

Um apartamento construído na década de 80 e desajustado face às necessidades atuais, foi alvo de um projeto de remodelação que o transformou num lugar espaçoso, iluminado, funcional e cheio de personalidade. O projeto é assinado por João Tiago Aguiar, arquitectos.

Projeto: João Tiago Aguiar, arquitectos / Fotografias: FG + SG / descrição enviada pelos autores do projeto

O apartamento das Laranjeiras, construído na passada década de 80 e desajustado às necessidades atuais, foi totalmente redesenhado e transformado num lugar espaçoso, funcional e naturalmente iluminado.

O carácter convencional dos apartamentos da época deu lugar a espaços mais convidativos e práticos, com ambientes integrados e polivalentes tais como as salas de estar e jantar unificadas. A cozinha, anteriormente em corredor, é agora bastante maior e ampla pela junção do antigo quarto da empregada e respetiva instalação sanitária de serviço.

Na zona social, para além da ampla sala de estar e jantar, foram ainda desenhados dois pequenos recantos: um escritório que pode ser fechado por forma a criar privacidade, e um espaço para o piano, sendo este último resguardado por um conjunto de pilaretes. Estes dois nichos aproveitam a configuração estrutural existente que não podia ser mexida.

Já à entrada do corredor de distribuição para os quartos, destaca-se um volume preto que nada mais é do que uma instalação sanitária social; um corpo inusitado tanto pela dimensão como pelo efeito contrastante com o branco ininterrupto das paredes e tetos.

As casas de banho foram alvo de uma intervenção moderada, para aproveitamento do espaço em que surge uma nova organização visual e se substituem revestimentos em mosaico já desgastados por chapas em mármore branco Estremoz, pautadas pela fácil manutenção, resistência e durabilidade.

Com um surpreendente pé-direito muito alto, até então escondido pelos tetos falsos existentes, foi possível aproveitar a altura disponível e colocar caixas-de-luz elevadas, graças ao desenho de tetos piramidais, ganhando bastante amplitude e magnitude.

0
Would love your thoughts, please comment.x