Por a 8 Setembro 2022

Projeto: João Tiago Aguiar / Fotografias: FG + SG / descrição enviada pelo autor do projeto

João Tiago Aguiar assina a transformação deste apartamento no centro da cidade de Lisboa, inserido num edifício classificado. O edifício majestoso e de áreas generosas passou por uma profunda reabilitação, sem com isso perder a sua essência original.

Inserido num edifício classificado, construído em finais do século XIX, o apartamento, localizado no centro da cidade de Lisboa, foi alvo de uma transformação total, através de um esquema funcional que otimizasse o espaço e restituísse a sua dignidade de sempre.

Quando, há aproximadamente 15 anos, o edifício majestoso e de áreas generosas, passou por uma reabilitação, o apartamento perdeu um pouco da sua essência original. O ponto de partida foi muito interessante pois implicava desenhar soluções que preservassem, enquadrassem e destacassem ao máximo os elementos notáveis e prístinos que embelezam e distinguem a habitação.

O grande desafio foi conciliar esta premissa com a criação de espaços mais simplificados e práticos que respondessem às necessidades dos novos proprietários.

Para recuperar e assim devolver ao apartamento a aura de outrora, foi necessário resgatar áreas que se encontravam cobertas após a já referida reabilitação do prédio, nomeadamente a copa e os magníficos vitrais virados para um pátio central interior de grandes dimensões e a toda a altura do edifício que os ilumina e faz sobressair a sua magnificência.

Por outro lado, os tetos trabalhados do final de oitocentos foram igualmente reabilitados e surgem agora destacados devido à iluminação dissimulada colocada nas sancas.

A decoração do apartamento prima pela leveza dos elementos, escolhidos cuidadosamente para um espaço nobre e imponente que se assume sempre como o ator principal. O mobiliário foi desenhado à medida como a estante da sala de estar com tv, as camas para os vários quartos incluindo duas camas de casal, uma treliche e ainda um bengaleiro/cabide de parede.

Ainda ao nível decorativo, foi lançado um repto à artista Maria Ana Vasco Costa que desenhou um mural em azulejo artesanal liso e tridimensional para a parede da copa/sala de jantar e cujo resultado é uma composição contemporânea a contrastar com o carácter clássico do apartamento.

0
Would love your thoughts, please comment.x