Por a 1 Setembro 2022

Em plena Baixa pombalina, no coração de Lisboa, este apartamento foi mais um desafio para o curriculum de trabalhos de decoração de interiores desenvolvidos pela equipa do Branco sobre Branco.

Projeto: Branco sobre Branco / descrição enviada pelas autoras do projeto

No coração da cidade de Lisboa, o atelier Branco sobre Branco (BsB), assina mais um dos seus inconfundíveis projetos de design de interiores. O apartamento de traça pombalina com aproximadamente 80m2, é o exemplo de uma intervenção magnífica, da qual se destacam o pavimento em tábua de soalho à portuguesa recuperado e mantido; os tacos de madeira em Saia-e-Camisa com moldura fasquiada; a parede em gaiola pombalina muito comum no século XVIII; e o elevado pé direito, que conferiu grandeza e ajudou a iluminação natural a ser aproveitada ao máximo.

Toda a decoração assentou num chamado “anti – depressivo modo de viver Lisboeta”, onde as cores vivas foram o mood, alinhadas com o desejo dos proprietários, amantes do movimento Pop Art dos anos 50 e 60, caraterizado pelo consumo e a publicidade a um “Estilo de Vida”.

Assim que se entra no apartamento, somos convidados a pendurar a mala e os casacos num famoso cabide Eames. De seguida, temos a sala que é comum com a cozinha Americana, somente separada pela estrutura em gaiola tão tradicional nas casas pombalinas. Os antigos bancos denominados de “conversadeiras”, foram transformados pelo atelier e ocupam agora todo o vão da janela, dando apoio à mesa de refeições, desenhada e concebida também pelo BsB, em madeira de carvalho com tampo em mármore de Estremoz. Destaque ainda para o candeeiro de teto North Azulão e as cadeiras Panton brancas mate.

As madeiras de carvalho escovadas claras, são uma constante nesta casa, dando a ideia de maior amplitude e luminosidade. Na zona de estar, surge uma estante desenhada e concebida pelo atelier em carvalho escovado com costas em palhinha portuguesa tradicional, e com um apontamento em inox polido. De frente para o sofá, estão as mesas pertencentes à coleção de mobiliário desenhada pelo atelier, no modelo “Uva do Mar”.

O sofá, é uma peça chave desta sala comum. O modelo “ Bairro Alto” customizado em L em linho Elitis de cor neutra natural, contrasta intuitivamente com as almofadas decorativas bordadas artesanalmente em cores vivas. A iluminação “Neon” executada para este projeto veio dar todo um look fora da caixa à parede principal da sala.

A cozinha, branca em alto brilho de linhas muito retas, contrasta com toda a traça da casa. Para o quarto principal foi escolhido um tapete de lã desenhado pela BsB em tons neutros. A cabeceira de cama foi feita a partir do reaproveitamento de um nicho já existente.

Muitos dos acessórios e peças decorativas são pertencentes aos proprietários e existem peças de família que, misturadas vieram dar alma e personalidade à decoração da casa.

0
Would love your thoughts, please comment.x