Por a 24 Maio 2022

Inserida num bairro lisboeta, uma moradia em banda foi alvo de um projeto de reabilitação e ampliação que a fez integrar-se no lugar que sempre foi o seu. Hoje, embora modernizada, todos a reconhecem como parte integrante do bairro onde sempre esteve.

Projeto: João Tiago Aguiar, arquitetos / Localização: Lisboa / Área: 194 m2 Tipo: Reabilitação e ampliação / Fotografias: FG + SG Fotografia de Arquitetura / segundo memória descritiva

Localizada num bairro lisboeta, esta moradia em banda foi alvo de um projeto de reabilitação e ampliação, assinado pelo escritório do arquiteto João Tiago Aguiar.

Segundo o próprio, o destaque vai para a ampliação a tardoz, possível graças ao avanço para o interior do lote de uma parte do alçado posterior, resultando no redesenho total da fachada que permitiu um conjunto de alterações interiores. Está-se perante um alçado com poucos elementos visuais onde apenas prevalece o essencial em contraste com a diversidade e a desordem personificada dos ambientes de logradouro.

Concluída a obra em 2021, pode agora ver-se uma casa que todos reconhecem como integrada na envolvente já que a fachada principal foi mantida em respeito pelas características do bairro.

A moradia é constituída por 3 pisos: cave, rés-do-chão e primeiro andar, com a zona social no piso térreo e a área privada no piso 1. A cave, por sua vez, conta com a lavandaria/zona técnica, a instalação sanitária social e um escritório/quarto visitas, indo um pouco além da sua função óbvia. Como curiosidade, é de referir que este piso é ventilado e iluminado naturalmente por um ‘pátio/poço inglês’.

O interior foi parcialmente redefinido de forma a valorizar as interacções humanas, sendo a maior preocupação a funcionalidade, a forma como os habitantes tiram partido da casa. Para alcançar este desígnio, foram projectados espaços integrados com a cozinha aberta para a sala e esta, por sua vez, aumentada sobre o logradouro. Em resumo, o rés-do-chão é fluído, espaçoso e unificado ao agregar ainda o jardim transformado numa zona social que dinamiza experiências relacionais.

Já no piso 1 a tardoz, foi criada uma suite com um pátio exclusivo e dois quartos que, com um pé-direito mais alto por se encontrarem junto ao alçado principal e aproveitarem o desvão do telhado, apresentam um design elegante e diferenciado.

0
Would love your thoughts, please comment.x