Por a 17 Agosto 2022

Um volume branco no meio de um olival jovem, que se destaca na paisagem pelas formas simples da arquitetura tradicional local. No interior, os detalhes arquitectónicos são contemporâneos e as vistas anunciam um ritmo de vida lento.

Projeto: REISARCHITETTURA / Fotografia: Alessandra Bello

Na zona rural de Ostuni, em Puglia, Itália, avista-se ao longe um volume branco no meio de um olival jovem. É a SS House, uma casa de férias privada que se destaca na paisagem pelas formas simples da arquitetura tradicional local, inovada com infusões de detalhes arquitectónicos contemporâneos.

Os espaços foram pensados ​​para um ritmo de vida lento, relaxante e em contacto com a natureza. A Casa está inserida entre as fileiras de um olival, e a sua disposição desenvolve-se a partir do eixo central da entrada do lado nascente, com um lugar de estacionamento e um volume de arrumos definidos por paredes de pedra seca, que separam a zona de estar da zona de dormir.

A zona de estar situa-se no lado norte, onde se pode desfrutar das melhores vistas através de grandes janelas que enquadram a paisagem envolvente, graças à inclinação natural do terreno. O centro de gravidade da área de estar é o volume da lareira, dividindo o espaço em zona de refeições – dominada pela ilha da cozinha – e zona de estar. 

A zona de dormir desenvolve-se no lado sul da casa e é composta por dois quartos com casas de banho independentes e grandes janelas viradas a nascente e poente. A elevação sul é quase completamente cega para proteger do sol quente da Puglia, enquanto a sala de estar do lado norte se abre para uma varanda para oferecer um espaço perfeito entre o interior e o exterior, adequado para o uso de verão da residência. 

A partir daí, um caminho natural feito de lajes de pedra colocadas aleatoriamente desce até a área da piscina, com vista para o vale e para a cidade de Cisternino. A área da piscina é complementada com uma cozinha para refeições ao ar livre e um espaço de banho com chuveiro. 

Os acabamentos exteriores são os da arquitetura rural tradicional de Puglia: paredes com acabamento em gesso de cal branca ou feitas de pedra seca local, e pavimentos de laje de pedra. Um estilo mais contemporâneo foi escolhido para o interior, que se caracteriza por contrastes entre o branco das paredes, o cinza do pavimento de micro cimento, o preto das janelas, portas e cozinha e as cores sóbrias dos móveis.

Por último, no desenvolvimento do projeto foi dado um cuidado especial à sustentabilidade e ao uso de fontes de energia renováveis. O uso das tradicionais cores brancas ajuda a evitar o superaquecimento durante os períodos mais quentes, e as grandes janelas são equipadas com para-sóis rolantes motorizados para proteção solar. No telhado, um sistema fotovoltaico produz eletricidade que alimenta a bomba de calor para o ar condicionado da casa, e a iluminação LED foi escolhida permitindo uma economia de 50%. Há também um sistema de recuperação de águas pluviais, para reutilização na jardinagem.

0
Would love your thoughts, please comment.x