Por a 5 Abril 2022

A família proprietária desta casa procurava uma habitação pequena e a total ligação entre os espaços num terreno alongado, com uma fachada a sul muito estreita, o que obrigou os arquitetos a procurar estratégias para fazer chegar o sol eficazmente aos quartos interiores. Um projeto muito curioso do Slow Studio.

Projeto: Slow Studio Segundo a memória descritiva dos arquitetos / imagens DR

Nos primeiros encontros com a família foi-nos apresentada a opção de realizar um projeto que pudesse agregar espaços, e foi-nos oferecida a possibilidade de poder agregar a unidade de quarto e sala de estar, hall e sala de jantar, ou que o escritório-quarto fosse uma sala aberta que pudesse ser adicionada às anteriores.

A forma alongada do terreno determinou o projeto: temos uma fachada estreita de apenas dez metros de comprimento; Além disso, o facto de procurar compacidade e total conexão entre os quartos levou-nos a procurar opções de design que nos permitiram introduzir luz e calor solar no interior. Assim, o projeto é baseado numa planta praticamente quadrada que utiliza duas estratégias para ganhar luz solar.

A primeira é a introdução de um pátio lateral que gera uma nova fachada sul na área posterior da casa. A segunda é a elevação do telhado, gerando uma série de inclinações que lembram uma construção industrial e que nos permitiram gerar claraboias que introduzem luz e sol nos espaços centrais da casa.

As zonas de dia de estar, sala de jantar e cozinha interligam-se na fachada principal a sul, atrás delas, numa franja intermédia, encontramos o hall ao qual se acede através do pátio e que funciona como uma pequena sala de leitura, assim como o quarto principal. Na fachada norte encontramos as zonas de vestiários, casas de banho, casa das máquinas e um escritório aberto. A casa permite um grande número de circulações interiores e pode ser entendida como um loft aberto no qual todas as divisões estão interligadas e no qual é possível tornar cada área independente em função da sua utilização.

estratégia bioclimática

O facto de ter uma planta muito compacta é por si só uma estratégia fundamental para reduzir as perdas de energia pela fachada. Uma compacidade que só é interrompida pelo pátio que permite ganhar luz solar na sala a norte. Além disso, a elevação do telhado permite introduzir luz e calor, conseguindo aberturas adicionais, a sul. No verão, protegemos as aberturas e abrimos a fachada sul – protegida por um alpendre e por fechamentos de ripas que nos permitem controlar o sol – e a fachada norte que nos permite gerar ventilação cruzada de forma eficaz graças à compacidade da planta baixa. É importante o facto de a pavimentação do terreno ser mínima e estar concentrada nas zonas de acesso à casa e alpendre para que o terreno natural repleto de oliveiras centenárias nos ajude a amortecer a temperatura exterior graças à inércia do terreno que, juntamente com as árvores pré-existentes que foram respeitadas ao máximo, permite-nos usufruir dos espaços exteriores mesmo nos meses mais quentes.

Sistema de construção e acabamentos

Ao realizar o estudo geotécnico, encontramos um subsolo com argilas expansivas em que a solução adotada se baseia em poços de fundação que são introduzidos a grande profundidade de tal forma que salvamos a camada de argila até encontrarmos o substrato resistente. A nível construtivo, propomos uma fachada ventilada com parede dupla de tijolo com isolamento entre chapas para conseguirmos uma inércia térmica no interior que se encontra protegida na sua casa exterior.

Sobre estas paredes é apoiada uma cobertura em estrutura de madeira contralaminada que resolve eficazmente as diferentes inclinações, assim como as aberturas das claraboias. Toda a carpintaria e portas são em madeira e na fachada sul estão protegidas por portadas com lamelas reguláveis, também em madeira. São propostos acabamentos com aspeto industrial, deixando as paredes de tijolo sem revestimento e as instalações visíveis (para não perder a espessura da parede com ranhuras). O deque de madeira fica exposto e é protegido no exterior com uma chapa metálica, material que também parece resolver o pergolado exterior virado a sul.

Instalações

Os clientes gostam muito de acender a lareira, por isso aproveitámos para instalar uma salamandra que, quando acesa, é ligada a um depósito de água quente para casas de banho e aquecimento. Por se tratar de um local com clima muito frio, propusemos um sistema de ventilação por meio de um sistema de recuperação de calor que aproveita o calor da estufa para pré-aquecer o ar fresco que absorve o calor do ar extraído antes de ser introduzido no interior para renovação e ser conduzido a cada um dos quartos.

0
Would love your thoughts, please comment.x