Por a 16 Agosto 2022

A movimentada cidade chinesa de Qingpu é o cenário macro do apartamento que se segue. O proprietário, um piloto de aviação que passa grande parte do tempo entre viagens e estadias curtas, queria que a casa fosse um lugar de tranquilidade onde pudesse voltar e esquecer o mundo lá fora. O escritório fws_work materializou o conceito.

Projeto: fws_work / Fotografia: Suiyu Studio

O conceito subjacente ao projeto deste apartamento foi o da tranquilidade. Com vista para a cidade de Qingpu – uma cidade chinesa do município de Shangai conhecida pelo rápido desenvolvimento – a casa tinha de se materializar num refúgio para um piloto de aviação, que passa a maior parte do tempo entre diferentes países. Para ele, a casa teria de ser sinónimo de uma sensação de relaxamento assim que chegava.

Para responder ao desejo do proprietário, a escritório fws_work elegeu materiais táteis, como o gesso e a madeira de carvalho, acompanhados de cana trançada, vidro canelado, cerâmica e móveis com apontamentos em linho para criar um calor sensorial. Segundo os autores do projeto, a paleta seletiva de materiais e os detalhes de marcenaria evocam as memórias do cliente de uma casa de campo na infância, bem como os retiros mediterrâneos vivenciados durante as suas viagens.


Em termos de distribuição espacial, o projeto combina as áreas de entrada, cozinha, leitura, jantar e estar num espaço aberto e cheio de luz para aumentar a amplitude e a flexibilidade, ao mesmo tempo que se concentra na criação de uma circulação intuitiva, com base nas rotinas do cliente. 

Na cozinha, existe uma certa escuridão que promove um puro estado de imersão, permitindo que o cliente mergulhe nas suas paixões pela gastronomia e degustação. A iluminação da prateleira penetra pela porta do armário de vime, acompanhada por reflexos dos copos e louças que enriquecem o cenário dos momentos de jantar.

Ligando a zona social aos quartos e a uma sala multifuncional, o corredor de transição é revestido com painéis de madeira de carvalho e paredes de gesso.  A madeira alinhada das paredes ao teto cria profundidade e dimensão quando a luz brilha. 

Para além da paleta neutra consistente com a área aberta, no quarto, o azul-petróleo profundo desfoca a fronteira entre a parede superior e o teto, trazendo uma sensação de serenidade ao espaço, que convida a descansar após um longo dia de trabalho.

0
Would love your thoughts, please comment.x