Por a 4 Maio 2022

Durante décadas sem ser alvo de nenhuma intervenção, foi em 2020 que este triplex no coração da capital francesa se viu remodelado. O projeto preservou a sua identidade em alguns detalhes históricos e com eles construiu uma habitação contemporânea.

Projeto: Bertina Minel Architecture / Área: 235 m2 / Ano: 2020 / Fotografia: Agathe Tissier / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Localizado no coração de Paris, este apartamento de 235m2 distribuído por três andares não tinha sofrido nenhuma transformação durante décadas. A pedido dos novos proprietários, o escritório Bertina Minel Architecture foi incumbido de repensar e reestruturar todo o triplex. A primeira preocupação, contam os arquitetos, foi rever completamente a distribuição dos espaços e a sua organização, de forma a adaptá-los às necessidades dos novos proprietários. No início, todas as divisórias existentes foram demolidas, com o objetivo de preservar e aumentar a presença de luz após a demolição.

Graças a uma nova distribuição dos quartos, o apartamento, duplamente orientado, é agora banhado a luz natural ao longo do dia e em todos os quartos. Além disso, a obra ajudou a recriar uma ligação entre o piso térreo e o primeiro andar, através de uma abertura do pé-direito duplo da sala de estar. A nova distribuição de espaços proporcionou também fluidez, permitindo uma melhor distribuição de diferentes espaços de acolhimento, espaços de lazer e espaços intimistas. 

No piso térreo encontram-se a sala de estar, sala de jantar e cozinha. No primeiro andar, onde ficam os quartos das crianças, os mesmos estão ligados por uma sala de jogos comum com vista para a dupla altura da sala de estar, bem como por uma casa-de-banho privada. Separado por alguns degraus está o quarto principal e uma pequena casa-de-banho, projetada como um casulo.

E, finalmente, no piso superior, fica uma zona para relaxar que contempla um escritório e uma sala de ginástica, bem como uma terceira casa-de-banho.

No que diz respeito à escolha decorativa, aos materiais e à gama cromática, a madeira de carvalho clara e a cor azul formam a identidade do apartamento. A ligação entre os diferentes espaços é criada pelos arranjos personalizados de carvalho e o azul que se encontra na cozinha, na biblioteca da sala e na entrada. Nos pisos, cada quarto tem a sua própria identidade mas permanece em harmonia com o todo com escolhas cromáticas e decorativas cuidadosas e um piso de carvalho claro que cria a ligação com todo o apartamento. No 2º andar, é o tijolo descoberto e recuperado que dá todo o seu caráter aos quartos.

De salientar que, o projeto moveu-se no intuito de reter o maior número possível de elementos antigos, como o tijolo à vista, os radiadores de ferro fundido, e a chaminé. Estes elementos, para além da abordagem ecológica da “reciclagem”, permitem manter a identidade da habitação ao mesmo tempo que a transformam numa habitação contemporânea.

0
Would love your thoughts, please comment.x