Por a 3 Novembro 2020

O estúdio de arquitetura da Barker Associates assina o projeto de remodelação deste triplex em Brooklyn, à medida de um jovem casal que precisa de encontrar na sua casa a atmosfera zen de um santário.

Fotografia: Francis Dzikowski/OTTO

Por viajarem tanto em negócios, marido e mulher precisavam de encontrar a paz e a serenidade na sua casa, em oposição aos ambientes agitados dos aeroportos e hotéis que frequentam amiúde. E a sua nova casa teria de refletir esta tranquilidade e inspirar calma.

Os arquitetos estabeleceram uma parceria com a empresa BDDW para o fornecimento de todos os móveis da casa, que agora aquecem e animam os interiores claros desta moradia geminada, alojada num edifício de cerca de 1860, e entretanto aumentada, de modo a incrementar o espaço residencial.

A porta em arco e a janela frontal da casa foram a inspiração para muitos dos detalhes dos espaços renovados. As aberturas em arco conectam a área de jantar à entrada, bem como à cozinha, através da despensa na copa.

A generosa cozinha ocupa toda a largura da casa e foi projetada para brilhar como tal, com uma grande ilha central de mármore e amplo espaço de bancada.

Os tetos foram elevados no piso da sala de estar de modo a abrir visual e espacialmente a área em direção ao pátio traseiro, que é emoldurado por uma parede cheia de portas de aço e acedido por um deque. A peça central da sala de estar é a lareira.

A escada de madeira existente e o corrimão foram restaurados e a clarabóia substituída, em forma de oval, de modo a coincidir com a geometria da escada. A master suíte ocupa o segundo andar.

A biblioteca e o escritório exibem molduras originais e uma lareira, e têm vista para a rua.

Ao quarto e à casa de banho principal de mármore acede-se via mais aberturas em arco por meio de uma passagem elevada na parte de trás. O quarto abre-se a uma varanda, com portas de aço. O terceiro andar é configurado como um nível para as crianças, convidados e pessoal.


FICHA TÉCNICA

ArquitetoS: Barker Associates
Decorador de interiores: Jae Joo Designs
Empreiteiro: Altek Construction
Engenheiro Estrutural: Zaki Albanna


Sobre BAAO Architects

BAAO Architects é um coletivo multidisciplinar, premiado, com sede em Nova Iorque, com foco na exploração de práticas espaciais e materiais que se adaptam às relações em evolução entre os habitantes e o ambiente construído.

0
Would love your thoughts, please comment.x