Por a 11 Junho 2020

Intervenção em apartamento recém entregue pela construtora. A planta original, extremamente problemática, tinha uma área de varanda igual à área útil e o ponto de partida do projeto foi a vista para o Rio Pinheiros.

Fotografia: Ilana Bessler e Gianfranco Vacani (assistente) / segundo a memória descritiva dos arquitetosMetro Arquitetos

Foi decidido eliminar todas as paredes existentes, inclusive entre a varanda e a casa, incorporando toda a área externa ao interior do imóvel. Com a remoção dos forros e acabamentos, a estrutura de cimento acabou por ser um dos materiais mais presentes no apartamento e dessa forma foi possível alcançar um pé-direito suficiente para um novo andar.

Uma nova estrutura de aço pendurada nas vigas de betão, permitiu a criação do mezanino que se debruça sobre a vista da cidade. De um lado, cozinha e área de serviço no sentido transversal à iluminação e no lado oposto, a suíte. Entre estes dois ambientes, ficam as áreas de estar.

No mezanino, foi criado um pequeno escritório que permanece protegido da luz direta do sol, graças à viga de cimento existente. E, por fim, um complemento de armário, já que o casal dono do imóvel faz constantes viagens, e gostaria de ter mais espaços para guardar os objetos pessoais.

Esse novo andar destaca-se também na materialidade. Marca a mudança de materiais e a função de cada um – o aço, presente no andar inferior, serve de estrutura para sustentar os elementos mais leves de madeira do andar superior.

A madeira também está presente piso do mezanino, e nesse caso funciona tanto como estrutura como acabamento – piso acabado no superior e forro para o andar inferior.

O pilar central recebeu uma estrutura de aço que organiza e marca alguns possíveis usos nos ambientes de estar. Serve como sofá, banco, mesa e apoio para os quatro cantos.

FICHA TÉCNICA

Início do projeto: maio de 2017
Conclusão da obra: agosto de 2017
Loval: Avenida Juscelino Kubitschek, São Paulo, S.P.
Área: 141 m²
Projeto de arquitetura: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Renata Mori e Rafael de Sousa
Construtora: DM engenharia
Mezanino: REWOOD
Piso: MIAKI
Serralheria e Marcenaria: Giaretta Móveis
Louças e metais: Deca
Fotografias: Ilana Bessler e Gianfranco Vacani [assistente]

0
Would love your thoughts, please comment.x