Por a 31 Maio 2022

Reabilitar e ampliar uma casa geminada dos anos 50 no Bairro do Restelo foi o ponto de partida deste projeto assinado pelo escritório ALA.rquitectos. O projeto de decoração ficou a cargo da Santo Infante que mostrou, mais uma vez, como é possível decorar uma casa em português.

Projeto: ALA.rquitectos / Decoração: Santo Infante / Fotografias: do mal o menos / segundo descrição enviada pelos autores do projeto

Este projeto do atelier ALA.rquitectos localiza-se no Bairro do Restelo, sendo o desafio reabilitar uma das típicas moradias geminadas desta zona de Lisboa, construídas nos anos 50. A reabilitação desta casa teve como ponto de partida a ampliação da mesma, tendo como principais premissas, a criação de espaços amplos e com muita luminosidade.

Um objetivo superado com um piso térreo aberto em quase toda a sua extensão, juntando cozinha, hall de entrada, sala de jantar e sala de estar, num único espaço virado para as enormes janelas que dão para o jardim, dando muita luminosidade ao espaço.

Almofadas  Saudade, Noma e Burel, Planta Super Botânica
Planta Super Botânica, banco corrido Olaio, banco alto Ghome
Tábuas Santa Paciência, saleiro Projeto Tasa

Uma das preocupações do Santo Infante, atelier responsável pela decoração do apartamento, foi criar zonas com diferentes ambientes a fim de marcar a funcionalidade distinta de cada área, mas sem criar quebras. Para tal, foi fundamental este projeto ser pensado numa harmonia de cores e materiais, que privilegiassem o espaço, sem lhe roubar a atenção.

Taça grande Vicara, taça pequenas Rita Kroh, prato alto Grauº cerâmica, castiçais Cecile Mestelan

A peça central da casa são as escadas desenhadas pela ALA.rquitectos, onde a madeira e o metal se juntam, criando espaços cheios e vazios, que se entrelaçam delicadamente, conferindo um caracter escultórico a um elemento arquitetónico, que se torna decorativo.

No primeiro piso, a escada passa a ser uma caixa em bétula, integrando as portas que dão acesso aos quartos. Esta mesma escada dá ainda acesso ao sótão que está dividido em duas zonas. Uma, corresponde ao aproveitamento da cobertura e assume a geometria da cobertura existente e a outra corresponde à introdução de uma trapeirão orientado para norte.

Mesa e cadeiras Olaio, taça Reshape , painel Rita Sevilha, planta Super Botânica, Almofadas  Saudade, Noma e Burel, tapete Saudade, mesa de apoio Mor Design, candeeiro Musgo, banco alto Ghome
Banco corrido Olaio

Tendo em conta o caracter escultórico de todos os trabalhos de carpintaria presentes na casa, o projeto de interiores focou-se em peças minimalistas, objetos com uma geometria forte e materiais naturais. Tudo isto para criar uma casa confortável e harmoniosa, onde a simplicidade desse destaque às linhas de design do projeto de arquitetura. A mesma razão pela qual foram escolhidos pouco móveis, mas todos com um design marcante, ainda que leve, criando uma grande harmonia no espaço.  Outro detalhe fundamental deste projeto de decoração são as plantas, na medida em que criam a ilusão de que o jardim se estende para o interior da casa.

Bancos Ghome, planta Super Botânica
Na imagem à esquerda: castiçais Cecile Mestelan, planta Super Botânica; Na imagem à direita: banco Branca Lisboa
Banco Ghome, tapete Gur, ilutrações Carolina Celas
Sofá e banco Ghome, almofada Burel

Neste projeto o Santo Infante privilegiou as marcas e artistas portugueses, o que torna este projeto ainda mais especial. Uma casa onde a decoração e a arquitetura convivem de forma harmoniosa, privilegiando a luminosidade e amplitude.

0
Would love your thoughts, please comment.x