Por a 27 Maio 2022

A arquiteta paisagista Anna Luiza Rothier, assina o projeto desta varanda generosa. A escolha de vegetação farta e de um ambiente descontraído orientaram o resultado.

Projeto: Anna Luiza Rothier / Área: 40 m2 / Fotografia: Juliano Colodeti

É mais um projeto no âmbito da CasaCor 2022, que nos serve de inspiração e de onde podemos retirar algumas ideias para uma aplicação prática e quase imediata, ainda que a sua varanda não tenha 40 m2.

A “Varanda do Chafariz”, como lhe chamaram, é um espaço exterior funcional, ligeiramente protegido da chuva. O ambiente descontraído e despretensioso foi o conceito que norteou o espaço, a par de uma vegetação farta e em sintonia com o lifestyle pretendido.

O jardim vertical foi criado a partir de uma única espécie, e como se fosse uma hera, contorna o desenho da imponente porta que dá acesso à varanda. “Para destacar a vegetação em algumas zonas, usei Helicônias, da família das bananeiras, e palmeiras Fênix, que são plantas altas”, explica a arquiteta. “Também criei uma cerca viva, com espécies da mesma altura, para esconder o guarda-corpo frontal da varanda, que é feito em balaústres de betão”, acrescenta.

O branco é a cor predominante, mas está associado à madeira natural e pontuado pelo preto em alguns detalhes, deixando sobressair o verde da vegetação.

“Como a varanda fica no segundo andar, o jardim foi plantado em vasos. Para facilitar a movimentação das plantas no espaço, foram desenhados vasos em fibra de vidro.

0
Would love your thoughts, please comment.x