Por a 31 Agosto 2021

A ideia foi sugerida pela Spazio Arquitetura e aprovada de imediato. Descubra esta, e outras intervenções, que as arquitetas assumiram no processo de restyling deste apartamento.

Fotografia: Thiago Travesso

Um casal com dois filhos, de 10 e 15 anos respetivamente, solicitaram a ajuda da Spazio Arquitetura para criar um novo ambiente, mais leve e atual, na habitação onde vivem há vários anos.

Os cerca de 60m2 de sala e varanda tornaram-se nos principais focos de atenção do projeto.

A varanda estava vazia e com um deck de madeira em muito mau estado, e como o filho mais novo do casal é apaixonado por botânica surgiu a ideia de fazer nascer um jardim na varanda. Para isso, foi retirada a porta que dividia a sala da varanda, e a dupla de arquitetas Sandra Marçal e Christina Faria envidraçaram a varanda criando em simultâneo uma solução para o ar condicionado de teto na sala e ponto de irrigação para o jardim vertical.

Foi ainda elaborado um móvel com adega e mesa redonda para vinho, aperitivos e convívio. Além de elegante, o recanto está emoldurado pelo um jardim vertical natural!

Lá dentro, destacam-se as cores terra em perfeita sintonia com os elementos preexistentes e a nova proposta pela Spazio Arquitetura.

Também o verde e o acabamento em madeira combinam na perfeição com o cinza do cimento afagado dos pavimentos.

A iluminação é outra grande preocupação das profissionais no decorrer de um projeto. Assim, foi explorado o uso de trilhos eletrificados na sala de estar, conectados entre si, formando um grande retângulo, embora com circuitos diferenciados, de forma a proporcionar uma ambientação versátil, para citar apenas um exemplo.

Já no quarto a opção recaiu para um painel de madeira na cabeceira que aquece o ambiente, e permitiu um nicho destinado a explorar iluminação.

0
Would love your thoughts, please comment.x