Por a 25 Maio 2022

Assente numa formação rochosa no deserto da Califórnia, a casa partiu de premissas simples: uma casa modesta que não removesse uma única árvore existente, abraçasse o clima rústico do deserto e emoldurasse as vistas em constante mudança desde o interior. O resultado, foi um lugar para observar e absorver a dinâmica da paisagem envolvente.

Projeto: Aidling Darling Design / Localização: Palm Desert, Estados Unidos da América / Área: 345 m2 / Ano: 2019 / Fotografias: Adam Rouse, Joe Fletcher, Aidling Darling Design / segundo a memória descritiva, via archdaily

Situada num planalto rochoso no deserto da Califórnia, esta residência unifamiliar está assente numa formação de rochas com vista para o Coachella Valley e a Cordilheira de San Jacinto.

Os materiais para a casa, foram escolhidos para contrastar discretamente com a paleta mais clara da paisagem desértica. O elemento de madeira mais escura, é feito com pinus acetilado, carbonizado, escovado, tingido e selado. Todos esses tratamentos visam fornecer um acabamento de alta textura, resistente a insetos e putrefação,  minimizando o movimento dentro de um clima conhecido por grandes variações de temperatura.

O interior é uma colagem de betão, madeira, pedra e aço, cada um respondendo à sua aplicação imediata para maximizar a durabilidade, proporcionando à casa aconchego e calor. O desenho é um tríptico de elementos: uma planta de cobertura flutuante, uma coleção de volumes de madeira e duas paredes de ancoragem feitas de betão.

O briefing dos clientes – um casal que procurava um refúgio no deserto longe da vida urbana -, era simples: criar uma casa modesta que não removesse uma única árvore existente, abraçasse o clima rústico do deserto e emoldurasse as vistas em constante mudança desde o interior.

Depois de acampar no lugar para observar e absorver intimamente as nuances do microclima, as grandes variações de temperatura do dia para a noite, a posição específica das árvores existentes e o poder das condições de luz em constante mudança nas montanhas circundantes, começou a surgir um desenho. A casa funcionaria como um simples dispositivo de enquadramento para o ocupante observar a dinâmica da paisagem envolvente. A estrutura seria extremamente silenciosa e nítida na sua geometria, contrastando intencionalmente com as formas orgânicas do deserto, e de baixa altura para minimizar sua presença.

A cobertura flutuante quadrada desempenha inúmeras funções, entre elas, a de abrigar do sol escaldante. Uma abertura singular é esculpida, emoldurando o céu acima e proporcionando à área da piscina ampla exposição ao sol.

Debaixo desta cobertura estão sete volumes que contêm o programa da casa. Concetualmente, eles começam como uma massa retilínea singular que se divide e desliza na paisagem para maximizar a experiência do terreno e criar um vazio crítico no centro da casa. Este vazio tornou-se tanto a entrada como a sala de jantar, um local onde os espaços públicos e privados se encontram.

Enquanto os volumes de madeira abrigam o programa principal, a sequência da entrada da garagem para a casa é articulada através da orientação de duas paredes em betão. Elas são intencionalmente sobrepostas para criar um vazio, conduzindo o ocupante à entrada envidraçada da casa. Estas duas paredes paralelas não apenas emolduram a entrada e a sala de jantar mas, o mais importante, a vista marcante para o leste e para o Coachella Valley em baixo.

0
Would love your thoughts, please comment.x